terça-feira, 30 de março de 2010

SESC Bauru realiza ciclo de palestras com o tema Os Jardins Botânicos do Brasil e do Mundo

O ciclo de palestras, realizado pelo SESC - Bauru nos dias 26, 27 e 28 de março, contou com a presença da Bióloga Dra. Lilian Zaidan e do Diretor do Jardim Botânico Municipal de Bauru, Engenheiro Agrônomo Luiz Carlos de Almeida Neto.

Na sexta, dia 26, Lilian abriu o ciclo com o título: Os Jardins Botânicos do Brasil e do Mundo - A Aventura das Plantas. Sua palestra abordou o modo como a percepção humana sobre as plantas se modificou ao longo do tempo, desde os chamados "Jardins Míticos" da antiguidade, até o conceito de Jardim Botânico atual, relacionando com a história e cultura.

,
Lilian Zaidan durante a palestra e foto de todos reunidos

Professores universitários, autoridades, profissionais e equipe do jardim botânico em uma foto com Lilian

No sábado, dia 27, o Diretor do Jardim Botânico Municipal de Bauru realizou um apresentação sobre o Jardim Botânico, caracterizando os espaços, coleções de plantas e atividades realizadas pela instituição.


No Domingo, dia 28, houve uma visita monitorada ao Jardim Botânico. Durante a visita, o Diretor apresentou as coleções de plantas vivas e os espaços destinados à visitação/lazer/educação, terminando com uma caminhada na trilha ecológica em meio à mata nativa.



Pose em volta do mapa da trilha


Luiz explicando sobre o viveiro de mudas


Todo o grupo na manhã de domingo

quinta-feira, 25 de março de 2010

Palestra no SESC - Jardins Botânicos do Brasil e do Mundo (26/03/2010)

Será realizada nesta sexta-feira (26/03/2010) uma palestra no auditório do Sesc Bauru com o tema: Os Jardins Botânicos do Brasil e do Mundo, ministrada pela Bióloga Lilian B. P. Zaidan do Jardim Botânico de São Paulo. A palestra terá início às 19 horas e é aberta ao público.
Informativo do cartaz
Co-autora do livro "Do Éden ao Éden - Jardins Botânico e a Aventura das Plantas", Lilian Zaidan contará um pouco da experiência relatada no livro sobre o papel dos jardins botânicos para o conhecimento e conservação da biodiversidade de plantas, bem como contar sobre algumas visitas oficiais em diversos jardins botânicos brasileiros, europeus e americanos. Lilian B. P. Zaidan é Bióloga, formada pela USP e Doutora em Ciências pela UNICAMP, pesquisadora e atualmente diretora do Centro de Pesquisas em Ecologia e Fisiologia do Insitituto de Botânica e dirigiu o Jardim Botânico de São Paulo nos últimos dois anos.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Amigos da Natureza

O Projeto Amigos da Natureza foi criado para arrecadar recursos para contribuir com a manutenção do Jardim Botânico, bem como possibilitar a realização de outros projetos. As empresas podem participar do projeto entrando em contato com o Jardim Botânico. A participação é válida por um ano a partir da data de adesão. O participante terá seu nome divulgado no site oficial da AAJB, no menu "Apoio Institucional" e se pessoa jurídica, poderá ter o site de sua empresa acessado, através de um link, a partir do mesmo menu no site da AAJB. Contamos até o momento com as seguintes empresas Amigas da Natureza:


segunda-feira, 8 de março de 2010

Aniversário do Jardim Botânico Municipal de Bauru - 16 anos de trabalhos voltados à conservação, lazer, educação e pequisa

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!


No último domingo (07/03/2010) festejamos o 16º aniversário do Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB). Inaugurado em 04 de março de 1994, o JBMB vem a mais de uma década atuando em ativadades destinadas à conservação de plantas, mantendo em sua área coleções vegetais e uma reserva de 321 hectares de vegetação nativa. Neste evento também celebramos o Dia do Turismo Ecológico, comemorado em 01 de março, com o intuito de apresentar ao público as potencialidades de lazer e turismo do JBMB.
A comemoração, realizada no domingo, contou com a participação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru, que proporcionou ao público uma apresentação de excelente qualidade ao som de violinos, viola e violoncelo. Foi apresentado um repertório com obras de Mozart, Bach, Tom Jobim e outros. Após a apresentação foi realizado uma visita monitorada pelo JBMB com o Biólogo responsável pela Educação Ambiental, onde os visitantes foram levados a conhecer os espaços construídos e à trilha ecológica. Também estavam presentes fotógrafos da Equipe Focopoint, responsáveis pela obra fotográfica "De Olho no Cerrado", divulgando seu trabalho para aqueles que vieram prestigiar o evento.

Confira as fotos do domingo e uma amostra da apresentação:

Apresentação do Quarteto de Cordas





Grupo Focopoint divulgando seu trabalho


Visita monitorada ao Jardim Botânico



Algumas fotos dos que prestigiaram o evento

Um Canto no Botânico: Denise e Norba (08/11/2009)

O projeto “Um canto no Botânico” voltou neste domingo (08/11), a partir das 10h30, com apresentação da dupla Denise Amaral (vocal) e Norba Motta (violão).




sexta-feira, 5 de março de 2010

Um Canto no Botânico: Coral Arte Viva (06/12/2009)

O Coral Arte Viva regido por Sônia Berriel encantou o público no mês de dezembro em uma belíssima apresentação de natal.





Um Canto no Botânico: AWE Trio (27/09/2009)

O Grupo AWE Trio formado pelos artistas: Audren, Willian e Erino, ao som de violão, voz e percussão, apresentaram ao público sucessos que vêm desde Pixinguinha até compositores mais novos como Lenine e Zeca Baleiro.







Um Canto no Botânico: Grupo Noz Moscada (20/09/2009)

Em outra bela manhã de domingo o Grupo Noz Moscada proporcionou uma excelente apresentação de um repertório com o melhor do chorinho. Ao som de sucessos de compositores como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Chiquinha Gonzaga, Waldir Azevedo e muitos outros, o público teve uma ótima opção de lazer nesta manhã de domingo.







quinta-feira, 4 de março de 2010

Um Canto no Botânico: Regina Mancebo e Marquinhos Belinasi (13/09/2009)

A primeira apresentação ocorreu no dia 13 de setembro de 2009 com a dupla Regina Mancebo e Marquinhos Belinasi.
Em uma manha ensolarada o público pode curtir muitos sucessos da MPB em meio à tranquilidade da praça dos bambus.


Confiram o vídeo com uma amostra da apresentação:











Um Canto no Botânico

O Projeto "Um canto no Botânico" nasceu do desejo de unir música, natureza e público de uma forma mágica. Desta forma, o espaço oferecido pelo Jardim Botânico de Bauru, pareceu ser perfeito para a concretização desse projeto.
Os estilos musicais a serem apresentados foram cuidadosamente escolhidos para que não houvesse perturbação no meio ambiente do local, que por excelência proporciona tranquilidade.
De acordo com a equipe do Jardim Botânico, o PROJETO MUSICAL: Um canto no Botânico teve como objetivo propor um atrativo ao público que já frequenta o espaço e ampliar o número de visitantes, tendo como atração não só a natureza, mas também a arte.
Foi reservado um espaço confeccionado com material orgânico (bambus) para dar condições acústicas às apresentações, sem que houvesse qualquer interferência que viesse prejudicar a rotina do Jardim Botânico e nem perturbar os espaços naturais.
O projeto teve início em setembro de 2009 com o intuito de festejar a chegada da primavera e comemorar o dia do cerrado que acontece no dia 11 de setembro.

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...