sábado, 26 de novembro de 2011

Pesquisa de doutorado no Jardim Botânico

A pesquisadora Fúlvia Eloá Maricato, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP de Bauru, trouxe, no dia 29 de setembro, ao Jardim Botânico os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas como parte de seu projeto de doutorado.

O projeto intitulado “A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a Epistemologia da Biologia e a formação de professores e pesquisadores”, orientado pela Profª Drª Ana Maria de Andrade Caldeira, tem como objeto de pesquisa o estudo do conceito de interação ecológica. Uma parte da pesquisa visa (re)construir o conceito de interação biológica junto aos participantes do Grupo de Pesquisas em Epistemologia da Biologia (GPEB), tendo esse conceito como estruturante do pensamento biológico. Outra parte dessa pesquisa é desenvolvida com os acadêmicos do primeiro e último ano do Curso de Ciências Biológicas – integral – Unesp/Bauru, cujo objetivo é analisar como eles concebem o conceito de interação ecológica.

Para tanto, a pesquisadora apresentou aos alunos o ambiente natural da trilha ecológica do Jardim Botânico Municipal de Bauru e solicitou que descrevessem exemplos das interações ecológicas observadas. Em seguida foram ao Centro de Educação Ambiental do JBMB, no qual a pesquisadora apresentou imagens interações ecológicas e solicitou aos alunos que respondessem questões sobre o conceito observado.

As atividades de pesquisa foram coordenadas pela pesquisadora Fúlvia e pelo mestrando Job Antônio Ribeiro Garcia, alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência.


Confira o vídeo em que Fúlvia fala de sua pesquisa:



domingo, 20 de novembro de 2011

“Monte de Bossa” anima o público em mais uma apresentação da 3ª edição de “Um Canto no Botânico”

Trezentas e trinta e oito pessoas cantaram e dançaram com o grupo “Monte de Bossa”, neste domingo 20/11, na 3ª edição do projeto “Um Canto no Botânico”.
O grupo “Monte de Bossa” é formado pelos músicos João Biano (vocal, violão e percussão), André Fonseca (violões), Adílio Nascimento (cavaquinho e percussão), Helton Carmesan (baixo) e Lilo Oro (bateria) apresentou composições de autores como Chico Buarque, César Sampaio, Chico César e outros.
Dia 11/12, às 10h, no encerramento da 3ª edição do Projeto, haverá a apresentação do músico Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas, com o show Nem Sol Nem Lua.
Confira abaixo algumas fotos e dois vídeos da apresentação do grupo “Monte de Bossa”:


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Monte de Bossa se apresenta no Projeto “ Um Canto no Botânico”, neste domingo

Neste domingo (20/11), às 10h, a 3ª edição do projeto “Um Canto no Botânico" apresenta o grupo “Monte de Bossa”, formado pelos músicos João Biano (vocal, violão e percussão), André Fonseca (violões), Adílio Nascimento (cavaquinho e percussão), Helton Carmesan (baixo) e Lilo Oro (bateria).

Monte de Bossa: Energia, musicalidade, carisma com o público, química, profissionalismo e versatilidade. Estas são algumas das expressões utilizadas pelo público ou pela crítica para definir a banda Monte de Bossa. Com a bagagem musical adquirida ao longo de cinco anos de trabalho, o grupo construiu um repertório alegre e requintado, o que agrada públicos de idade e gostos diferentes. A banda atua, principalmente, em casas noturnas, formaturas, casamentos, e eventos de grande porte de Bauru e região.
Com instrumentos de cordas e percussivos, o Monte de Bossa passeia por vários estilos brasileiros. Samba, Choro, Baião, Pop, Blues e Rock são ritmos sempre presentes nas apresentações. A releitura de grandes obras musicais com seus arranjos ousados é um diferencial da banda, e também sua principal característica. Composições de artistas renomados da MPB como Cássia Eller, Zeca Baleiro, Rita Lee, Chico Buarque, Raul Seixas, Zé Ramalho, Caetano Veloso, Cartola, Tom Zé, Sérgio Sampaio, entre outros, são os pontos fortes do repertório. Todas essas peculiaridades que compõem um estilo diferenciado de fazer música são o que torna o Monte de Bossa uma das melhores e mais respeitadas bandas do interior do Estado de São Paulo.
Os músicos acumulam várias conquistas desde sua primeira apresentação como banda, em setembro de 2006, no Teatro Municipal de Bauru quando estreou o projeto “Eller”, uma homenagem à cantora Cássia Eller. O evento teve a participação especial da percussionista Lan lan e virou DVD, gravado na íntegra e utilizado para divulgação do trabalho da banda. Depois veio a parceria com LanLan, apresentação na casa de shows Teatro Odisséia, no Rio de Janeiro, ao lado da banda Moinho, escolhida como uma das revelações de 2009 no Domingão do Faustão.
Em seguida vieram as participações no projeto “Toca Raul”, à convite do SESC Bauru, e no aniversário da cidade de Bauru, à convite da Secretaria Municipal de Cultura da cidade. Em maio de 2008 o Monte de Bossa foi selecionado pelo SESC e Secretaria Estadual de Cultura para realização de um show pelo projeto Virada Cultural Paulista. O evento teve ótima repercussão com presença de 3 mil pessoas.
Neste ritmo, a banda se consagra como uma das melhores de todo o interior Paulista, fazendo shows lotados em todas as casas noturnas por onde passam.


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mais uma apresentação marca a 3ª Edição de “Um Canto no Botânico” com AWE Trio

Neste domingo, 06/11, em mais uma apresentação da 3ª Edição de “Um Canto no Botânico”, o público de 264 pessoas cantou junto com o AWÊ Trio.

O repertório do grupo formado por Audren (vocal), Willian (percussão) e Erino (violão), apresentou músicas de compositores como Nelson Cavaquinho, Chico Buarque, Dorival e Dori Caimmy, Paulinho Mosca e outros.

O Trio já se apresentou na 1ª Edição do Projeto, em 2009. Para eles, tudo conspira para uma apresentação inesquecível. A proximidade com o público, em meio a natureza, gera uma boa troca de energia.
Este ano o projeto” Um Canto no Botânico”, se estenderá até o dia 11 dezembro.















































quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Um Canto no Botânico com apresentação do “AWÊ Trio”

Neste domingo, 06/11, às 10h em mais uma apresentação da 3ª Edição de “Um Canto no Botânico”, o público poderá conferir o trabalho do AWÊ Trio.

O repertório do grupo formado por Audren (vocal), Willian (percussão) e Erino (violão), traz composições que vão desde Nelson Cavaquinho até os mais novos compositores, ou seja, um repertório atemporal.

O AWÊ Trio já atua há 16 anos com a mesma formação e tem como marca de divulgar não só o repertório mais conhecido, mas trazer também, as composições que não fazem parte do cenário comercial.

Erino, violonista, filho de pais músicos, é influenciado pelo jazz contemporâneo e da música popular brasileira em geral. Willian, percussionista, é dono de uma coleção invejável de cd e DVDs de rock progressivo, mas se diz aberto a todo e qualquer estilo musical. E Audren, a vocalista, vem de uma família que sempre ouviu e cantou música brasileira. O pouco que sabe sobre técnica vocal, aprendeu ao participar do extinto Coral Telesp durante 7 anos sob regência de Sonia Berriel.

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...