terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Jardim Botânico bate recorde de visitantes em 2011


Jardim Botânico: espaço para educação e conhecimento ...
Ano após ano o número de visitantes do Jardim Botânico Municipal de Bauru vem aumentando e em 2011 não foi diferente. O JBMB alcançou um número recorde de visitantes. Durante todo o ano, mais de 41 mil pessoas desfrutaram do ambiente tranqüilo e agradável do Jardim Botânico.
Foram cerca de 34.500 visitantes espontâneos e, aproximadamente, 6.900 visitantes atendidos pelo programa de Educação Ambiental do JBMB.
Frente ao aumento constante do número de visitantes, o Jardim Botânico vem ampliando e melhorando sua estrutura, buscando tornar a visita ao Jardim Botânico cada vez mais agradável.
Para o ano de 2012 estão previstas as inaugurações do Jardim Sensorial, Lago de Plantas Aquáticas e outras atrações.
... para exercícios e relaxamento ...
... e também para diversão e lazer!

O Jardim Botânico fica aberto todos os dias, inclusive aos domingos e feriados, das 8:00 da manhã às 16:30 da tarde e a entrada é gratuita. Não perca tempo, venha conferir!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Jardim Botânico participa de eventos



Biólogo Vinícius durante a apresentação do trabalho

De 05 a 09 de dezembro o Jardim Botânico, novamente representado pelo biólogo Vinícius Sementili Cardoso, marcou presença no “VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências” realizado na UNICAMP. A presença do JBMB no mais importante e tradicional evento na área de ensino de Ciências no Brasil ocorreu por meio da apresentação do trabalho denominado “Os Jardins Botânicos como espaços de educação não-formal e divulgação científica”. O trabalho foi apresentado como parte do simpósio temático: Diferentes estratégias para a divulgação científica em espaços não formais de ensino, cuja finalidade era discutir diferentes estratégias para a divulgação científica em espaços não formais de ensino como, por exemplo, jardins botânicos, trilhas interpretativas, instalações científicas, mídias digitais, etc.
O biólogo Vinícius Sementili Cardoso e o Profº Drº Osmar Cavassan mostraram o papel dos jardins botânicos na divulgação científica. Inicialmente apresentando um breve histórico da origem dos jardins botânicos. Em seguida, com a discussão dos jardins botânicos como espaços não-formais de ensino e a apresentação do JBMB como exemplo de uma possibilidade de espaço para a divulgação da ciência.

A participação nestes encontros tem como objetivo a troca de experiências e contato com outros profissionais da área, buscando aprimorar e enriquecer o conhecimento e a experiência dos monitores do JBMB, tornando assim, as visitas ao Jardim Botânico Municipal de Bauru cada vez mais ricas e interessantes. Venha conferir!









terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Jardim Botânico participa de eventos


2011 terminou e dele ficaram as boas lembranças de um ano cheio de atividades e programações desenvolvidas pelo Jardim Botânico Municipal de Bauru. Dentre as inúmeras atividades desenvolvidas, destacamos a participação do JBMB em eventos.
De 12 a 15 de novembro o Jardim Botânico, representado pelo biólogo Vinícius Sementili Cardoso, esteve presente no “I Encontro Nacional de Trilhas Interpretativas” evento realizado em Aquidauana-MS, fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e UNESP.
Uma trilha interpretativa é um trajeto que apresenta elementos de interesse, que podem estar devidamente sinalizados por placas explicativas ou que sejam acompanhados de explicação por parte de um intérprete, com o intuito de fornecerem informações ou indicações às pessoas que nela caminham.
Biólogo Vinícius durante a apresentação do trabalho
Durante o encontro o biólogo Vinícius Sementili Cardoso apresentou um trabalho denominado “O que as pessoas buscam quando visitam uma trilha interpretativa?”. Neste trabalho Vinícius apresentou os temas mais solicitados pelos professores ou responsáveis por grupos em visitas ao Jardim Botânico. Os dados foram levantados de 2003 a 2010, num total de 1158 visitas monitoradas.
Os resultados da pesquisa evidenciam que a busca por temas tende a valorizar mais a informação científica do que aspectos voltados às sensações, ao gostar e ao compreender a importância dos ambientes naturais. Tais resultados tornam-se importantes para o direcionamento das atividades do grupo de Educação Ambiental do Jardim Botânico, auxiliando a traçar novas estratégias de abordagem e utilização do Jardim Botânico. O trabalho foi realizado pelo biólogo do JB, pelas estagiárias Paula Silvestri Castello Branco, Thairis Telli Pimentel, Fernanda Saggioro e orientado pelo Profº Drº Osmar Cavassan.
Além da apresentação do trabalho houve uma caminhada pela trilha do Limão Verde, que se encontra dentro de uma reserva Indígena em Aquidauana. A trilha acompanha um curso d’água que ao longo do tempo escavou o relevo formando grandes paredões de arenito e criando um ambiente impressionante para se conhecer.



 



📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...