terça-feira, 30 de outubro de 2012

Domingo com muita Biologia no Jardim Botânico

Neste domingo, 28 de outubro, realizamos no Jardim Botânico o “Bio na Rua”. O evento, voltado à sociedade de Bauru e àqueles que se interessam pelos assuntos relacionados à Biologia, foi organizado pelo Centro Acadêmico do Departamento de Ciências Biológicas da UNESP de Bauru e apresentado pelos alunos do curso de Biologia. Teve como objetivo aproximar a população do universo científico.
Cerca de 400 pessoas, que vieram ao jardim botânico para um dia de descanso e lazer, aproveitaram para conhecer um pouco sobre muitos assuntos relacionados ao curso de Biologia. Os próprios alunos do curso apresentaram temas como Genética, Biologia Celular, Ecologia, Educação Ambiental, Zoologia, Paleontologia, entre outros. Foi um evento voltado para toda a comunidade, desde crianças a adultos. Agradecemos aos alunos da UNESP por promover a divulgação da ciência em nosso Jardim Botânico. Confiram abaixo as fotos:


















quinta-feira, 25 de outubro de 2012

BIO NA RUA: Levando a Biologia até os cidadãos Bauruenses


 Teremos no Jardim Botânico, neste domingo, dia 28 de outubro, o Projeto “Bio na Rua”,  organizado Centro Acadêmico do Departamento de Ciências Biológicas da UNESP de Bauru, em parceria com o Jardim Botânico Municipal de Bauru. 
O “Bio na Rua” é um evento voltado à sociedade de Bauru e àqueles que se interessam pelos assuntos relacionados às Ciências Biológicas. Procura-se esclarecer mitos sobre a biologia e também informar a população sobre os mais diversos assuntos relacionados à área. Diversas atividades serão elaboradas para possibilitar a interação construtiva com os participantes.Os estudantes do curso de Biologia orientarão os visitantes com o intuito de aproximar a comunidade do universo científico e acadêmico.
Os próprios alunos do curso demonstrarão temas como Genética, Biologia Celular, Ecologia, Educação Ambiental, Zoologia, Paleontologia, entre vários outros. Serão realizadas atividades, oficinas, demonstrações práticas e explicações sobre o funcionamento de diversos aspectos da grande área que é a Biologia. É um evento voltado para toda a comunidade, desde crianças a adultos.
O evento ocorrerá dia 28 de outubro, às 9h, no Centro de Educação Ambiental do Jardim Botânico Municipal de Bauru. O Jardim Botânico localiza-se na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), km 232, acesso pelo estacionamento do Zoológico. Venha e participe, traga a família e os amigos.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Marthynha, George Vidal e Roger Pereira trazem mais de 400 pessoas ao Jardim Botânico

A mudança de horário não atrapalhou a ida do público ao Projeto “Um Canto no Botânico”, que na manhã deste domingo, 21/10 registrou a presença de 410 pessoas, nesse início do Horário de Verão.
O público pode conferir o trabalho dos músicos Marthynha (vocal), George Vidal (violão) e Roger Pereira (piano) que apresentaram o show “LÁ”. No repertório, Casaco Marrom, Morro Velho, Teletema e outros.
Segundo a cantora Marthynha, “o show ‘LÁ’ foi produzido pensando em unir nossos sons com os sons do lugar; com o vento, o sol, o burburinho dos saguis e das crianças que estão sempre por perto. Sons de vida”.
A próxima apresentação está prevista para o dia 11/11, às 10h, com o show “Jangada Brasileira” dos músicos Camila Camarinha (vocal), Henrique Cirino e Henrique Oliveira.
Confiram abaixo algumas fotos do evento e os vídeos:















quinta-feira, 18 de outubro de 2012

4ª Edição do projeto “Um Canto no Botânico” traz mais um show neste domingo



Neste domingo, 21/10, às 10h,  o projeto "Um Canto no Botânico" apresenta o show “LÁ", que integra a programação da 4ª. Edição do projeto “Um Canto no Botânico” com a cantora Marthynha, acompanhada dos músicos George Vidal (violão) e Roger Pereira (piano).
O show “LÁ” foi produzido pensando em unir a música com os sons da Natureza; com o som do vento,  dos pássaros e das crianças que estão sempre por perto: "Sons de vida" declara a cantora Marthynha.
O público presente poderá conferir composições de Milton Nascimento, Danilo Caymmi, Vinicius de Moraes, entre outros.
E de forma poética, Marthynha justifica o título “LÁ”, dado ao show, referindo-se ao Jardim Botânico e ao projeto “Um Canto No Botânico”.

“Lá é um lugar lindo...”
“Lá, a natureza nos presenteia com sons e cheiros!”
“Lá, presenteamos os amigos com nossos sons cheios de carinho!”
“Lá, sentimo-nos mais próximos, mais unidos, mais perto de Deus.”.

“Um Canto no Botânico” tem início em setembro se estende até o mês de dezembro, com duas apresentações mensais até o mês de novembro e um show de encerramento em dezembro. Tem como principal objetivo, unir arte à natureza, priorizando a apresentação de artistas locais e da região. Este ano um público de cerca de 1300 pessoas já compareceram aos três primeiros shows apresentados na edição deste ano com os artistas Bitenka, o trio Zambon, De Oliveira e Del Nery e o Bossa 3G.

Marthynha

Marthynha é uma cantora conhecida na noite bauruense e traz um repertório brasileiro de qualidade, cuja pesquisa é a sua base de trabalho, interpretando canções famosas , mas também apresentando composições nem tão divulgadas pela mídia ao grande publico. É professora de música e entre os trabalhos que desenvolve, atua junto aos alunos das escolas da rede municipal.




quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Equipe de Educação do JBMB visita Jardim Botânico de Botucatu



No dia 04 de outubro, nossa equipe de Educação Ambiental visitou o Jardim Botânico de Botucatu. A visita teve como objetivo troca de experiências, entre os jardins botânicos, com o atendimento de grupos monitorados. No primeiro momento, o biólogo do JBMB e Coordenador do Programa de Educação Ambiental, Vinícius Sementili Cardoso, ministrou uma palestra, auxiliado pela bióloga e monitora do Programa de Educação Nádia Nascimento Nunes de Almeida, apresentando as características do nosso Programa de Educação Ambiental e como são realizados os monitoramentos, desde o agendamento até o momento da visita. Em seguida, foi realizada uma visita pelo Jardim Botânico de Botucatu, na qual a equipe nos apresentou os espaços de visitação e as atividades realizadas.

Estreitar relações com nosso jardim botânico vizinho permite às equipes de ambos os jardins compartilharem informações, experiências, tirarem dúvidas e conhecerem os trabalhos realizados. Por fazermos parte da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, estabelecer esta forma de contato fortalece ambas as instituições nas atividades voltadas à Conservação e Educação.

Muitas dúvidas de nossos amigos do Jardim Botânico de Botucatu foram esclarecidas. Esperamos poder contribuir ainda mais em momentos futuros, confiram as fotos abaixo:




segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Bossa 3G estreia no Projeto “Um Canto no Botânico”

Com um público de mais de 350 pessoas, o Grupo Bossa 3G, estreou neste domingo (07/10), na 4ª edição do Projeto “Um Canto no Botânico”, no Jardim Botânico de Bauru.

O trio é formado pelos músicos Marquinho Wanderley (violão e guitarra), Júlio Furtado (voz) e Almanir Silveira (bateria). Com um repertório formado por clássicos da Bossa Nova e com temática voltada à beleza e natureza, o grupo apresentou para o público composições de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Carlinhos Lira, Ivan Lins, Paulo César Pinheiro e outros. Nesta manha muitas pessoas também foram visitar a Feira do Livro Livre e aproveitaram para trocar livros, revistas e gibis.

 A próxima apresentação está prevista para o dia 21/10, domingo, às 10h, com Marthinha e convidados.

“Um Canto no Botânico” se estende até o mês de dezembro, com duas apresentações mensais até o mês de novembro e um show de encerramento em dezembro. Tem como principal objetivo, unir arte à natureza, priorizando a apresentação de artistas locais e da região.

Confiram abaixo as fotos.  

















quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Domingo é dia de Eleições e de Canto no Botânico


Neste domingo, 07/10, a partir das 10h, dando continuidade à 4ª Edição do Projeto “Um Canto no Botânico”, o Jardim Botânico promove mais uma apresentação, com o grupo Bossa 3G, formado por Marquinho Wanderley (violão e guitarra), Júlio Furtado (voz) e Almanir Silveira (bateria).
O show "Deslizando na Canção", marca a estréia do trio e foi preparado especialmente para esta edição do projeto, com um repertório formado por clássicos da Bossa Nova com temática voltada à beleza e a natureza.
Aproveite o dia das Eleições para curtir uma manhã agradável de domingo no Jardim Botânico e depois cumprir seu dever como cidadão.
Aberto ao público todos os dias, das 8h às 16h30, inclusive aos sábados, domingos e feriados, o Jardim Botânico Municipal localiza-se na Rod. Comandante João Ribeiro de Barros, Km 232, próximo ao Colégio Técnico Industrial (CTI-Unesp). O acesso é pelo Zoológico Municipal. O telefone de contato é 3281-3358.
  
BOSSA 3G

O "Bossa 3G" é formando por Julio Furtado (voz), Marquinho Wanderley (violão), e Almanir Silveira (Bateria), três músicos experientes e amantes da Bossa Nova.
             Almanir Silveira, engenheiro civil e professor de engenharia começou sua vida musical nos anos 60, pleno auge da Bossa Nova. Júlio Furtado é professor universitário, artista plástico, fotógrafo, e músico desde meados dos anos 70. Marquinho Wanderley é designer, professor de música, e músico desde os anos 80.
             A linguagem da Bossa Nova uniu estes músicos de três gerações diferentes e motivou o nome "Bossa 3G" para o trio.


📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...