sexta-feira, 30 de maio de 2014

XV Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru - SIMAB 2014


Na próxima semana a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bauru realizará a XV Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru (SIMAB), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 05 de junho.

No ano de 2014 o tema da XV SIMAB será "Mudanças Climáticas: em busca do equilíbrio". O tema envolve uma problemática ambiental atual "O Aquecimento global", decorrente do aumento de gases do efeito estufa na atmosfera, devido à queima de combustíveis fósseis, ao processo industrial e ao desmatamento. Esse aumento na concentração dos gases, como gás carbônico e metano, elevam a temperatura média do planeta, gerando alterações no clima.

O dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas). O encontro reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais e promoveu a discussão sobre a degradação que ser humano tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência. Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A XV SIMAB ocorre de 2 a 6 de junho de 2014. Na programação teremos palestras, exposições, documentários, atividades culturais e visitas monitoradas ao Jardim Botânico Municipal de Bauru, Zoológico Municipal e Centro Ambiental do DAE.

Como atividade especial, no dia 05/06, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, teremos um "Encontro Ambiental", na Praça Rui Barbosa com a participação do Jardim Botânico Municipal de Bauru, Zoológico Municipal de Bauru, alunos da Biologia da UNESP, SENAC, SESI, DAE e CACE (Comitê Ambiental de Controle de Endemias). As instituições realizarão exposições envolvendo a temática da XV SIMAB.

Para maiores informações, consulte o site da SIMAB e acesse a programação:









sábado, 24 de maio de 2014

Lar Escola Santa Luzia Visita o Jardim Botânico

Na última quinta-feira (15/05) recebemos a visita dos alunos, deficientes visuais, do Lar Escola Santa Luzia. O grupo visitou o jardim medicinal sensorial monitorados pelos pelos próprios colegas da instituição.

Alguns alunos e funcionários do Lar Escola não conheciam o projeto de monitoria no jardim medicinal sensorial, que já vem sendo realizado desde 2012. Foi uma tarde de aprendizado e troca de experiências.  Após a visita ao jardim medicinal, o grupo foi ao orquidário do Jardim Botânico e conheceram algumas espécies de orquídeas e aprenderam sobre seus hábitos de vida. Confiram as fotos.









O projeto de monitoria, por deficientes visuais, começou após a reforma da praça de plantas medicinais, que se transformou em um jardim medicinal sensorial. Alunos do Lar Escola Santa Luzia foram capacitados pela equipe de Educação do Jardim Botânico e por funcionários do Lar Escola, para se tornarem monitores no jardim medicinal sensorial, apresentando o espaço para os grupos que visitam o Jardim Botânico.

Esta atividade ocorre desde 2013, graças a parceira do Jardim Botânico Municipal de Bauru com o Lar Escola Santa Luzia para Cegos, Associação Mulher UNIMED (AMU) e UNIMED Bauru.



quinta-feira, 15 de maio de 2014

Equipe de Educação Ambiental do Jardim Botânico realiza palestras na Escola Estadual Santa Edwiges

A convite da professora mediadora Silvana Lozano, nossa equipe de Educação Ambiental do Jardim Botânico realizou duas palestras na Escola Estadual Santa Edwiges de Bauru.
O tema abordado foi o cerrado, vegetação natural presente na nossa região, conservada pelo Jardim Botânico Municipal de Bauru. Apresentamos a importância dessa vegetação e de sua grande biodiversidade de plantas e animais. Enfatizamos também a importância de nossa área de reserva para proteção desse ecossistema que vem sendo tão devastado.

Todos os 8º anos participaram das palestras e no mês de agosto daremos continuidade com a atividade na escola.


Confira abaixo alguns momentos da apresentação:










sexta-feira, 9 de maio de 2014

Monitores do Lar Escola Santa Luzia exploram a Trilha Ecológica

No dia 29 de abril tivemos uma experiência muito enriquecedora em nosso Jardim Botânico. Após monitorar um grupo de crianças no Jardim Sensorial, os monitores do Lar Escola Santa Luzia para Cegos participaram de uma atividade em nossa na Trilha Ecológica.

Com a ajuda dos biólogos e de coordenadores do Lar Escola, eles puderam conhecer e explorar uma parte da trilha. Esta nova experiência foi muito enriquecedora para o grupo, que demonstrou muito entusiasmo pela atividade. Durante a caminhada os biólogos foram descrevendo com detalhes a paisagem e as plantas da trilha. Vejam abaixo alguns momentos.

 monitoria de uma escola no jardim sensorial antes da caminhada

Após a atividade, os monitores do Lar Escola foram à trilha 

 É preciso caminhar com atenção

Os monitores do Lar Escola relataram que foi uma experiência muito positiva pois nunca haviam caminhado na trilha ecológica do Jardim Botânico. Com certeza foi uma tarde agradável e com muitas surpresas !!!

Os monitores do Lar Escola Santa Luzia realizam monitorias no jardim sensorial duas vezes por mês. Os grupos organizados podem agendar suas visitas, conhecer o jardim sensorial e ter uma experiência diferenciada.






XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...