segunda-feira, 23 de junho de 2014

Férias de julho no Jardim Botânico

Nestas férias de julho, o Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB) preparou várias atividades para as crianças. Confiram abaixo um resumo da programação e venha fazer sua inscrição.

IV curso de desenho “Desenhando o Jardim Botânico”

Inscrições: 23 de junho a 04 de julho de 2014.
Data: 07 a 11 de julho de 2014, com turmas abertas para o período da manhã e da tarde.
O curso tem como público alvo crianças de 08 a 12 anos e tem por objetivo proporcionar às crianças conhecimentos e técnicas de desenho, utilizando como modelos as paisagens, plantas e animais encontrados na área natural e nas coleções de plantas vivas do JBMB. Atividade com taxa de inscrição. 


V curso de férias “Minhas férias no Jardim Botânico”

Inscrições: 23 de junho a 11 de julho de 2014
Data do curso: 15 a 18 de julho de 2014, no período da tarde.
O curso tem como público alvo crianças de 8 a 10 anos. O objetivo é oferecer às crianças atividades lúdicas no período de férias escolares como: caça ao tesouro; jogo trilha na trilha ecológica; caminhadas pelo jardim botânico; jogos e brincadeiras. Atividade gratuita.


III curso de fotografia “Fotobrincando no Jardim Botânico”

Inscrições: 23 de junho a 18 de julho de 2014
Data do curso: 21 a 25 de julho de 2014, no período da tarde. 

É destinado a crianças de 08 a 10 anos e tem por objetivo apresentar para as crianças a fotografia e explorar as técnicas fotográficas por meio de atividades lúdicas e do registro das paisagens do JBMB. Atividade com taxa de inscrição. 



Os cursos incluem atividades gratuitas e pagas. As inscrições devem ser feitas no local e nas datas determinadas. As vagas são limitadas. Todos os cursos ocorrerão no Jardim Botânico Municipal de Bauru.

Para maiores informações entre em contato conosco pelo email: jbbauru@ibest.com.br

Informações e inscrições no Jardim Botânico de segunda a sexta das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

Para realizar as inscrições é necessária a doação de livros ou gibis.

Endereço do JBMB: Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), km 232, acesso pelo estacionamento do Zoológico Municipal de Bauru.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Especialista em cerrado visita o Jardim Botânico

Recebemos no dia 26/05 a ilustre visita de um grande estudioso do cerrado, o Prof. Dr. Leopoldo Magno Coutinho.

O Professor esteve em nossa cidade para participar da XXI Semana da Biologia da UNESP de Bauru, onde ministrou o minicurso "Aspectos Ecológicos do Bioma Cerrado".

Minicurso durante a XXI Semana da Biologia

Aproveitando sua vinda para Bauru, o professor fez uma visita ao nosso Jardim Botânico, acompanhado do Prof. Adj. Osmar Cavassan, do curso de Biologia, da UNESP de Bauru. Ambos são Botânicos, Ecólogos e grandes estudiosos e apaixonados pelo cerrado brasileiro.

 Viviane (Bióloga do JB), Prof. Leopoldo Coutinho, 
Prof. Osmar Cavassan, André Giles (aluno de pós graduação) e 
Maria Júlia (aluna de Biologia da Unesp).

Prof. Osmar Cavassan, Prof. Leopoldo Coutinho e Diretor do Jardim Botânico Luiz Carlos

O  Prof. Dr. Leopoldo Magno Coutinho foi professor de Ecologia da USP e aposentou-se após trinta anos de serviços como docente, mantendo-se até 2001 como responsável por um curso de Difusão Cultural sobre “Ecologia dos Principais Biomas do Brasil” e uma disciplina de campo de Pós-Graduação sobre “Ecologia do Cerrado”, ministrada no Parque Nacional das Emas, GO. Formou diversos Mestres e Doutores. Atualmente ministra aulas especiais e palestras.

Conhecido no universo acadêmico, o professor é reconhecido como um referência nos estudos dos Biomas Brasileiros, com ênfase no cerrado, publicando diversos trabalhos pioneiros envolvendo esta temática, além de importantes livros acadêmicos. Alunos de graduação e pós graduação utilizam suas publicações como referência para seus trabalhos.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Preparação da nova coleção de plantas do Jardim Botânico

Como parte das comemorações dos 20 anos do Jardim Botânico, estamos preparando a mais nova coleção de plantas a ser inaugurada no final deste ano: a coleção de Bromélias. No momento, estamos em fase de plantio, identificação das espécies e construção das bancadas que receberão os vasos.

As bromélias são plantas que ocorrem somente nas Américas, com exceção de um gênero que ocorre apenas na África. Muitas podem armazenar água no seu interior, cujo papel ecofisiológico é de grande importância,  com a criação de um micro ambiente onde habitam animais diversos animais, desde formigas, sapos, aracnídeos, serpentes, dentre outros. O Brasil detém elevado número de representantes (40% das espécies conhecidas de bromélias), especialmente na região sudeste.

O objetivo da nova coleção é a conservação das espécies da flora regional e de outras regiões, além de trazer conhecimento e informações sobre esse grupo de plantas para o público.

A coleção fará parte do roteiro didático do Programa de Educação Ambiental, na qual as escolas terão acesso à beleza e às informações sobre este grupo de plantas.

Aguardem a inauguração no final deste ano. Confiram algumas fotos da organização da coleção pela equipe do JBMB:

Preparação do material para documentação e identificação no herbário. 

Interior da coleção

Manutenção das plantas



       









sexta-feira, 6 de junho de 2014

Jardim Botânico Municipal participa de Encontro Ambiental na XV SIMAB

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quinta-feira (05/06) foi realizado um grande Encontro Ambiental. Participaram deste evento várias instituições da cidade e da Prefeitura Municipal de Bauru, que apresentaram seus trabalhos para a população.

O espaço, aberto ao público, foi organizado na praça Rui Barbosa que contou com um grande número de pessoas visitando.

A Equipe de Educação Ambiental do Jardim Botânico Municipal de Bauru apresentou a temática: O sequestro de carbono pelas plantas e sua relação com as mudanças climáticas. A exposição foi organizada na forma de banners e amostras de troncos de árvores. O objetivo foi mostrar a importância das árvores e de áreas com florestas nativas, no sequestro de carbono.

Confiram alguns momentos da exposição:










Para finalizar XV SIMAB tivemos, no período da noite, a palestra do Prof. Adj. Osmar Cavassan (Faculdade de Ciências, UNESP - Campus Bauru) e da Arquiteta Natacha Lamonica (Prefeitura Municipal de Bauru - SEPLAN). O evento ocorreu na Universidade do Sagrado Coração e contou com a participação de estudantes de Biologia e Engenharia Ambiental. O tema do evento foi "Cidade, Cerrado e Mudanças Climáticas". Os palestrantes apresentaram como a cidade e a vegetação nativa são dependentes uma da outra e como o desenvolvimento da cidade afeta os ambientes naturais. 

Nossa equipe de Educação estava para lá para conferir:




A XV SIMAB foi uma realização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Educação; DAE; Jardim Botânico Municipal de Bauru; SESI; SENAC; Zoológico Municipal de Bauru; USC; Correios; UNIESP e IESB. Patrocínio do Jornal da Cidade e 96 FM.


XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...