quinta-feira, 31 de julho de 2014

Curso de fotografia: Fotobrincando no Jardim Botânico encerra temporada de férias de julho

As férias de julho estão acabando e com elas terminam as atividades de férias do Jardim Botânico. Concluímos na semana passado o Curso de Fotografia: Fotobrincando no Jardim Botânico.

O curso foi ministrado pela professora Paula Machado e teve o apoio da Equipe de Educação Ambiental do Jardim Botânico. 

Durante a semana, as crianças se divertiram com a fotografia, brincaram e aprenderam muito. No último dia, as crianças aprenderam a fazer sua própria câmera. Vejam abaixo alguns momentos do curso.












A professora Paula organizou um blog para mostrar o dia a dia do curso de fotografia. Acessem a página: http://fotobrincando.wordpress.com/ e confiram as fotos tiradas pela professora durante a semana.

Foi um mês de muitas brincadeiras e diversão para as crianças, aguardem, pois nas próximas férias de janeiro voltaremos com mais uma temporada de férias no Jardim Botânico.

Aproveitamos também para convidar a todos para prestigiarem as exposições de desenho e fotografia, que estão acontecendo no Centro de Educação Ambiental do Jardim Botânico e ficarão expostas neste mês de agosto. 


Acessem também nosso facebook: Jardim Botânico de Bauru para ver mais fotos de todas as atividades de férias




terça-feira, 29 de julho de 2014

Nova empresa amiga da natureza

Olá amigos! O segundo semestre de 2014 começa com uma ótima novidade.

Temos o prazer de anunciar a mais nova Amiga da Natureza, a empresa Cerâmica Costa Lopes. Nossa nova amiga, em conjuntos com outras empresas, contribuirá com os trabalhos do Jardim Botânico nas áreas de conservação, educação, lazer e pesquisa.

Ficamos muito felizes com mais esta importante parceria.





quinta-feira, 24 de julho de 2014

Férias no Jardim Botânico: diversão para a criançada

Dando continuidade às atividades de férias, na semana passada ocorreu o Curso de Férias: minhas férias no Jardim Botânico, com muitas brincadeiras, jogos, dinâmicas e piqueniques. A criançada aproveitou momentos de descontração e diversão, longe da TV, videogame e do computador.

A grande atração deste ano foi a caça ao tesouro, com uma história intrigante, cheia de mistérios e desafios para as crianças. A atividade envolveu a história do roubo de uma orquídea do orquidário, por um cientista maluco. As crianças tiveram que solucionar o mistério e salvar a orquídea e o cientista. Confiram abaixo os momentos especiais do curso de férias.

















Nesta semana, de 21 a 25 de julho, iniciamos o Curso de Fotografia para crianças de 8 a 10 anos. A professora Paula Machado ministrará as aulas, ensinando técnicas básicas para fotografar. As crianças aprenderão sobre a história da fotografia e produzirão sua própria máquina fotográfica. 

 Fiquem ligados, porque as próximas férias teremos mais!!


sábado, 12 de julho de 2014

Começam as atividades de férias do mês de julho.

Começou, no dia 7 de julho, mais uma temporada de atividades de férias no Jardim Botânico.


As atividades começaram com o IV curso de desenho “Desenhando o Jardim Botânico”, que ocorreu até de 7 a 11 de julho. As crianças se divertiram muito desenhando no Jardim Botânico. 

O curso foi ministrado pelo professor Jerry Graciano, que ensinou para as crianças: técnicas de desenho em escala, observação de modelos vivos, desenhos de mangás e observação de fotos projetadas. 

O curso foi encerrado na última sexta-feira (dia 11 de julho) com a entrega dos certificados das crianças e um delicioso piquenique ao ar livre.

Agradecemos ao professor Jerry Graciano por ministrar o curso e sempre ser tão atencioso com as crianças, proporcionando a elas uma possibilidade de se apaixonar pela arte do desenho.   

Vejam alguns momentos do curso.
















Postaremos mais fotos em nosso perfil do Facebook: Acessem: Jardim Botânico Municipal de Bauru  

Fiquem atentos ao nosso blog, pois na semana seguinte, começa o V curso de férias “Minhas férias no Jardim Botânico”, que ocorre de 15 a 18 de julho e em seguida encerraremos a temporada de férias como III curso de fotografia “Fotobrincando no Jardim Botânico”, que acontece de 21 a 25 de julho.



Informamos que os cursos foram um sucesso
 e todas as vagas foram completadas. 

Agora é esperar pelas férias de JANEIRO!






sexta-feira, 4 de julho de 2014

Jardim Botânico de Bauru doa sementes de Vitória regia para outros Jardins Botânicos brasileiros.

O Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB) realizou no último mês de maio, a doação de sementes de Victoria amazonica, popularmente conhecida como vitória-regia, para 12 instituições de conservação: Jardins Botânicos de Paulínia, Sorocaba, São Paulo, Santos, João Pessoa (PB), Joinville (SC), Brasília (DF), Goiânia (GO), Universidade Federal de Minas Gerais (MG), Instituto de Botânica de São Paulo, Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (MG), Inhotim (MG).

Vitória-régia na coleção de plantas aquáticas

O sucesso no cultivo desta espécie permitiu ao JBMB que disponibilizasse essas sementes para que as instituições possam desenvolver técnicas apropriadas para a manutenção desta bela espécie da flora nacional.

A permuta e a doação de exemplares de plantas é uma atividade comum entre os jardins botânicos. Desta forma as instituições podem trocar material botânico, assim como compartilhar experiência sobre técnicas de cultivo,  manejo  e conservação de espécies vegetais.

O JBMB mantém exemplares de Victoria amazonica em sua coleção de plantas aquáticas a fim de promover a conservação desta espécie fora de seu hábitat natural, bem como apresentar ao público em geral esta espécie que possui enorme importância ecológica, ornamental, além de aplicação medicinal e alimentícia.

É uma planta herbácea, aquática, pertencente à família Nympheaceae, fixa ao substrato de rios e lagos pelas suas raízes. É bastante conhecida pelas suas folhas flutuantes, com suas bordas vermelhas levantadas, que podem atingir até 2 metros de diâmetro. Original da Bacia do Rio Amazonas, suas flores brancas muito perfumadas são formadas nos meses do verão. Os frutos podem produzir mais de 400 sementes que se dispersam, flutuando pela água. Com o tempo as sementes afundam e germinam em uma nova planta.
  
Flor da vitória-régia 

Flor da vitória-régia 

Fruto com espinhos

sementes da vitória-régia

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...