quinta-feira, 28 de maio de 2015

Jardim Botânico realiza minicurso na XXII Semana da Biologia da Unesp de Bauru

Nesta última terça-feira (26/05), foi realizado no Centro e Educação Ambiental do Jardim Botânico o minicurso “Educar pra conservar” como parte da programação da XXII Semana da Biologia da Unesp de Bauru.

A atividade foi ministrada pelo Biólogo do Jardim Botânico Vinícius Sementili Cardoso e teve como objetivo discutir a influência das diversas correntes em Educação Ambiental e como estas orientam as práticas educativas ambientais. Após a palestra foi realizada uma caminhada pelo Jardim Botânico onde foram exploradas características do Programa de Educação Ambiental e como são realizadas as atividades educativas e a importância destas atividades para a conservação.  









Semana da Biologia é um projeto idealizado pelos professores do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências da Unesp Bauru, com o objetivo de destinar espaços para a discussão e troca de conhecimento entre estudantes de Ciências Biológicas e de outros cursos, promover a integração entre alunos, professores e profissionais da área, assim como articular debates e reflexões acerca das novas tendências da Ciência.




Agradecemos aos Organizadores da XXII Semana da Bio pelo convite realizado.

sábado, 23 de maio de 2015

Festival Internacional de bonecos no Jardim Botânico

Neste domingo 17/05, o Jardim Botânico foi palco de uma maravilhosa apresentação teatral. A peça de teatro de bonecos chamada "Telon de Cielo" foi apresentada pelo artista espanhol Victor Biau na praça dos bambus do Jardim Botânico. Muitas crianças, acompanhadas dos pais prestigiaram a apresentação. A peça não possuía falas, por isso, o que encantou o público foi a habilidade do artista em contar histórias por meio do movimento dos bonecos.










Após a apresentação, parte da equipe e amigos que se apresentaram no festival fizeram uma visita monitorada pelas coleções de plantas vivas, acompanhados pelo diretor do Jardim Botânico. 



quinta-feira, 14 de maio de 2015

Festival Internacional de Teatro de Bonecos tem apresentação no Jardim Botânico

Peça “TELÓN DE CIELO” (Telão de céu) 

O Festival Internacional de Bonecos “Boneco Gira Boneco” está em seu quinto ano de apresentação. É um evento de caráter nacional e internacional, com o intuito de estimular e difundir a produção bonequeira no Estado de São Paulo, além de promover o intercâmbio entre os artistas de grupos locais com o de outros estados e países.

Neste ano de 2015 a programação envolve uma apresentação no Jardim Botânico Municipal de Bauru que acontece neste domingo dia 17.



O espetáculo “Telón de Cielo”, da Companhia de Vitor Biau, é um espetáculo de bonecos de luvas baseado nas pantomimas do autor argentino Guaira Castilla. A ausência de texto permite ao espectador de qualquer idade divertir-se com os bonecos e com a poesia desses dos contos. A pantomima é um teatro gestual que faz o menor uso da fala e maior uso de gestos através da mímica.



Victor Biau tem 25 anos de profissão com mais de 40 espetáculos em sua carreira de ator. Tem trabalhado com companhias espanholas de teatro de Aragón (Espanha), e com outras da Espanha e França. Estudou na escola Parisiense Jacques Lecoq, onde inclina para o teatro de objetos, bonecos e máscaras. Atualmente Victor Biau é referência na Europa como mestre em construção e técnica de atuação com máscaras, visto que sua técnica se refere às técnicas originais e à tradição.




Acompanhe a programação completa do festival no site:
http://bonecogiraboneco.blogspot.com.br/

Data: 17/05
Horário: 10h
Local: Praça dos bambus do Jardim Botânico Municipal de Bauru
Teatro: Telón de Cielo

Endereço: Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, km 232, Bairro Tangarás. Entrada pelo estacionamento do Zoológico Municipal de Bauru.


sexta-feira, 8 de maio de 2015

Equipe de Educação Ambiental do Jardim Botânico apresenta palestra em escola estadual

Durante essa semana a Equipe de Educação Ambiental do Jardim Botânico apresentou um ciclo de palestras na escola Escola Estadual Profª Aparecida Maschietto Okasaki, que fica no bairro Santa Edwirges, na cidade de Bauru.

O tema escolhido para as apresentações foi "fotossíntese", assunto muitas vezes não compreendido pelos alunos, por isso, foi tratado de modo didático, com vídeos e animações, mostrando para os alunos como ocorre o processo e a sua importância. O público alvo foram os alunos do  6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II.

Agradecemos a Silvana Lozano, professora mediadora da escola, pelo convite e confiança em nosso trabalho. Ja fazem três anos que somos convidados pela professora para realizarmos palestras para os alunos da escola.












XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...