segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Jardim Botânico inaugura um novo espaço

No dia 28 de novembro o Jardim Botânico inaugurou mais um espaço: o viveiro de produção de mudas nativas. Estiveram presentes na inauguração o prefeito Rodrigo Agostinho, o chefe de gabinete Arnaldo Ribeiro Pinto, a secretária do meio ambiente Lázara Gazzetta, o secretário de obras Sidnei Rodrigues, a presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) Mayra Fernandes da Silva, representantes das empresas amigas da natureza e convidados.

O novo viveiro tem capacidade de produzir 77.800 mudas por ano, que serão usadas  na recuperação de áreas degradadas, atendendo dessa maneira as necessidades do Jardim Botânico,  dos projetos da Secretária do Meio Ambiente (SEMMA) e posteriormente para estudos da flora do cerrado.

A construção do viveiro foi pensada de maneira sustentável, com o reaproveitamento de materiais que seriam descartados. O telhado foi planejado para fazer a captação da água da chuva que será armazenada num reservatório e utilizada para a irrigação das mudas e todos os patamares de produção são drenados, o que permitirá o reaproveitamento da água da irrigação e da chuva.

A nova unidade vem atender não somente uma meta de trabalho de 2015, mas um "sonho antigo", e teve importante apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente, assim como todos os parceiros do Jardim Botânico que fazem parte do projeto "Amigos da Natureza".

Veja alguns momentos do evento:





 


 





Na ocasião foi entregue os certificados de colaboração às empresas amigas da natureza no ano de 2015.





  




sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Projeto Integração recebe psicóloga Sandra Bezerra

No dia 16 de novembro, a psicóloga  e diretora do departamento do RH, Sandra Marquezi Bezerra, apresentou uma palestra cujo tema foi Motivação.

A palestra foi interativa com a participação dos funcionários e teve como objetivo mostrar que um ambiente de trabalho saudável é mais recompensador e produtivo.








segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Grupo "Bom Tempo" trouxe chorinho no Projeto "Um Canto no Botânico"

Nesta manhã ensolarada de domingo o grupo Bom Tempo se apresentou no projeto "Um Canto no Botânico". O conjunto contagiou o público presente com seu chorinho, tocando músicas como: Brasileirinho (Waldir Azevedo), Carinhoso (Pixinguinha), Piston de Gafieira (Billy Blanco), entre outros.

Não percam o show de encerramento da 7° Edição do projeto "Um Canto no Botânico" que ocorrerá no dia 06 de dezembro.

Veja alguns momentos da apresentação do domingo.


















quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Domingo é dia de Chorinho no projeto "Um Canto no Botânico"

No dia 22 de novembro, a partir das 10h o Jardim Botânico recebe o grupo “Bom Tempo”, formado pelos músicos: Eduardo Johansen, Odair Felício, Anderson de Paula e Anderson R. Silveira, que tocam chorinho de um jeito diferente, pois traz em sua formação o trombone, instrumento pouco utilizado no choro.

O grupo apresenta a obra de grandes compositores, especialmente os contemporâneos como: Paulinho da Viola, Hermeto Pascoal, Izaias Bueno de Almeida, Arnaldinho do Cavaco, Tom Jobim, Sivuca, Nelson Cavaquinho, Pedro Amorim. Composições e arranjos próprios, também fazem parte do repertório.

O Bom Tempo se integra à ideia de popularizar um dos principais gêneros da música popular brasileira - o Choro - desenvolvendo um trabalho de plena dedicação e qualidade.



Os músicos

Anderson de Paula – multi-instrumentista começou a vida musical como cavaquinista, aos 14 anos de idade.  Desenvolve o trabalho de solista e compositor com o grupo.

Anderson R. Silveira – pandeirista com bastante experiência das rodas de Samba e Choro e eventos culturais que acontecem em São Paulo e Bauru. Apresenta-se em bares e restaurantes famosos da Região de Bauru e São Paulo. Destaca-se pelo seu talento musical dando muita segurança rítmica ao grupo.

Odair Felício – violonista - foi integrante do grupo Isaias e seus Chorões. Participou do CD “Quem não chora não ama”, ganhador do Prêmio “Movimento” de música instrumental. Gravou ainda os CDs “O Choro e sua História”, “O Melhor do Choro” e “Na chama do Choro”. Gravou ainda o CD Perfil de São Paulo, com Inezita Barroso onde se apresentou com o Projeto em várias cidades do interior paulista.

Eduardo Johansen – trombonista - estudou no conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Tatuí). Foi líder de naipe na Banda Sinfônica Municipal de Bauru e participou como bolsista do grupo ‘Quebrando o Galho’ dos professores do conservatório. Ganhou o prêmio de Menção Honrosa no festival de choro (Nabor Pires Camargo) em 2012.

O projeto recebe o patrocínio das empresas Amigas da Natureza do Jardim Botânico Municipal de Bauru: Baterias Route, Baterias Tudor, Bauru Painéis, Bauru Outdoor, Compac, Copical Tintas, Escola Guedes de Azevedo, Lwart, MVM Maringoni, Omnigráfica, Pharmacis Farmácia de Manipulação, Cerâmica Costa Lopes, Servimed, Stockmat Representações, Unimed Bauru, CART (Concessionária Auto Raposo Tavares), Clínica Vigus, Sobra Fértil, Agnaldo Disarz Cirurgia Plástica, Constel Telecom e Thermic. O projeto também conta o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Tiliform.

O Jardim Botânico está localizado na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, km 232, com acesso pela mesma entrada do Zoológico Municipal. O telefone de contato é o 3281-3358 e a entrada é gratuita. Acompanhe a programação pelo blog: www.jbbauru.blogspot.com, pelo facebook: Jardim Botânico Municipal de Bauru e por outros veículos de comunicação.

ATENÇÃO: Em caso de chuva, o evento será transferido para outra data.


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Conhecendo nossas Coleções



Olá Pessoal!!! 


Hoje vamos apresentar a nossa bela coleção de Bromélias

As Bromélias são plantas exuberantes, resistentes e de fácil cultivo que pertencem a família Bromeliaceae.

A família das Bromeliáceas abriga mais de 3000 espécies, sendo que o abacaxi é a mais popular delas. Só no Brasil, existem mais de 1300 espécies.

No Jardim Botânico, temos em nossa coleção de bromélias 83 espécies identificadas, das quais 13 estão na lista nacional de plantas ameaçadas de extinção.

Venha nos visitar e traga sua família para conhecer essa maravilhosa coleção.



















XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...