quinta-feira, 31 de março de 2016

Curso de Fotografia no Jardim Botânico para câmeras do tipo DSLR




O Jardim Botânico promove a 7º edição do curso de fotografia. O curso será voltado para pessoas que possuem câmeras do tipo DSLR e tem como objetivo explorar as diversas funções do equipamento fotográfico. As aulas serão ministradas pela fotógrafa e jornalista Paula Machado, que já desenvolveu outros trabalhos em parceria com o Jardim Botânico.

O curso acontecerá nos dias 9 e 10 de abril (sábado e domingo), sendo no sábado (09/04) das 9h às 12h e das 14 às 17h e no domingo (10/04) das 9h às 12h.

O conteúdo programático abordará: cuidados com o equipamento; diferença entre as câmeras; tipos de lentes objetivas; apresentação dos botões; tipos de foco; fotometria; V, F, ISO; modos de medição de luz; aplicação criativa das técnicas fotográficas.

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 01/04 a 08/04, no Jardim Botânico Municipal de Bauru (segunda a sábado das 8h às 11 e das 13h30 às 16h) ou com fotógrafa Paula (das 14h às 19h).

A taxa de inscrição tem o valor de R$ 110,00. Estão inclusos para o curso, apostila, kit, certificado e café para os participantes.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail do Jardim Botânico: jbbauru@ibest.com.br ou telefone (14) 3281-3358

Endereço do Jardim Botânico Municipal de Bauru: Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), km 232, acesso pelo estacionamento do Zoológico Municipal de Bauru.

Diretamente com a fotógrafa Paula: Rua Benjamin Constant, 7-54 Jd. Higienópolis, telefone (14) 3243-8167 – (14) 98163-9091.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Jardim Botânico inicia as visitas monitoradas no ano de 2016



No mês de março iniciamos no Jardim Botânico as visitas monitoradas de 2016.

No ano de 2015 recebemos 5.415 pessoas, entre alunos e professores, que visitaram o Jardim Botânico para visitas monitoradas. As aulas práticas são muito importantes, pois enriquecem os assuntos explorados em sala de aula.

O Programa de Educação Ambiental recebe escolas da rede municipal, estadual e particulares da cidade de Bauru e outras localidades, além de projetos sociais e grupos organizados. 

Os interessados em conhecer nosso programa de Educação Ambiental devem solicitar um agendamento pelo e-mail jbbauru@ibest.com.br.









quinta-feira, 17 de março de 2016

Motivos para você conhecer o Jardim Botânico Municipal de Bauru






1. Fica aberto todos os dias. A entrada é das 8h às 16:00 e permanência até as 16:30. Abre inclusive aos sábados, domingos e feriados.



 2. Estar em contato com a natureza. O Jardim Botânico possui uma trilha ecológica na sua reserva. Esta reserva possui 321 hectares de vegetação, compreendendo um dos maiores fragmentos de vegetação natural da região centro-oeste do Estado de São Paulo. O visitante que vem ao nosso Jardim Botânico também pode aproveitar o gramado próximo ao arboreto e a tranquilidade da praça dos bambus para estar mais próximo do verde.



3. É um local limpo, agradável e seguro. Possui banheiros, água fresca, estacionamento e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.



 4. É um ótimo local para fazer um lanche ou piquenique com os amigos e família. Aproveite para trazer alimentos saudáveis e beber muita água!



5. Possui paisagens maravilhosas. Os locais, as paisagens e a flora do nosso Jardim são um atrativo para amantes da natureza e fotografia.





6. Conhecer um pouco de nossa rica biodiversidade. O Jardim Botânico possui 3 viveiros com coleções onde estão alocadas samambaias, orquídeas e bromélias. Além disso, há um belíssimo lago de plantas aquáticas e o Jardim Sensorial Medicinal.







7. É um dos locais mais gostosos da cidade. Repleto de tranquilidade e sossego, é um ótimo lugar para quem gosta de um lazer diferenciado: contemplação, interiorização, ler um bom livro, conversar com os amigos, curtir a família.





Para quem vem ao nosso Jardim há algumas regras básicas criadas para manter a organização e a tranquilidade do local, como por exemplo: não é permitida a entrada com animais, churrasqueiras, bolas, pipas, skates, patinetes, fazer barulho excessivo. Ensaios fotográficos e grupos maiores de 15 pessoas devem fazer agendamento prévio.

Nosso endereço:
Rod. Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), Km 232
Bairro Tangarás – Bauru – SP – CEP 17035-245

Entrada pelo estacionamento do Zoológico Municipal

quinta-feira, 10 de março de 2016

O “abre e fecha” das nossas Ninféias

A família Nymphaeceae, a qual pertence as Ninféias, é composta por plantas aquáticas, muito ornamentais em função de suas grandes e belas flores. São mais de 70 espécies pertencentes a esta família, distribuídas pelo mundo!

São plantas aquáticas que se enraízam no fundo dos lagos e rios de águas calmas, emitindo folhas geralmente circulares e flores vistosas, que chegam a superfície da água.

Suas flores são um espetáculo a parte: grandes, isoladas e de coloração variada (brancas, azuis, vermelhas e amarelas, em diferentes tonalidades de acordo com a espécie).

Uma curiosidade é que elas abrem e fecham suas flores diariamente e em diferentes horários do dia: algumas são noturnas (suas flores abrem ao entardecer e fecham no dia seguinte por volta das 10 horas da manhã) e outras são diurnas (abrindo seus botões nas horas mais quentes do dia). Cada flor dura 1 a 4 dias, sempre com esse “abrir e fechar”.

Muito perfumadas, as espécies noturnas geralmente são polinizadas por besouros e as diurnas por uma variedade de outros insetos, como abelhas e moscas.

Extremamente ornamentais, já foram motivo de inspiração para o pintor impressionista Claude Monet (1840-1926), que fez uma série com cerca de 250 pinturas a óleo retratando seu jardim em Giverny.





The water lily pond: green harmony, de Claude Monet, 1899

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...