quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Há 10 anos o Jardim Botânico de Bauru recebia o prêmio "Investindo na natureza - Brasil"

No ano de 2006, o Jardim Botânico de Bauru foi contemplado com o prêmio para Projetos Educacionais – Modelos nos Jardins Botânicos Brasileiros Investing in nature - Brazil “Educação para Conservação de Espécies Nativas”, por meio de uma parceria internacional do HSBC, BGCI (Botanic Gardens Conservation International), Earthwatch e WWF (Worldwide Fund for Nature) e da parceria nacional da Rede Brasileira de Jardins Botânicos e do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O Jardim Botânico concorreu com o Projeto Pteridophyta: Educação e Conservação  - uma Proposta do Jardim Botânico Municipal de Bauru, e entre vários projetos propostos por outros jardins botânicos, o nosso foi um dos trabalhos contemplados.

Por meio do prêmio recebido, foi construído o recinto que abriga a coleção das samambaias e  o laboratório de horticultura. Também foi realizado um trabalho educativo nas escolas do entorno e posteriormente os alunos vieram ao Jardim Botânico conhecer a nova coleção. No total o projeto contribuiu com a vinda de 3 mil crianças até o jardim.

Atualmente a coleção de samambaias é formada por 57 espécies de plantas, sendo no total 216 indivíduos de Bauru e de outras regiões, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

Este prêmio foi um marco para o Jardim Botânico de Bauru, pois divulgou nosso trabalho de conservação para o Brasil inteiro. Marcou o início da ampliação da área de visitação pública com novos prédios que hoje abrigam as coleções de orquídeas e bromélias, que seguiram o mesmo  modelo arquitetônico.

A criação da nova coleção permitiu também a ampliação das atividades educativas e novas possibilidades para a conservação deste grupo de plantas.

Quando visitar o Jardim Botânico, não deixe de conhecer essa bela coleção.

Abaixo fotos históricas da execução do projeto e da nova coleção.


Construção do Recinto das Pteridófitas


         
Vista do lado de fora e interior da coleção de Pteridófitas


Visita do projeto Pteridófitas nas escolas





quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Jardim Cultural com música, teatro e exposições no Jardim Botânico

A tarde de sábado do dia 13/08 foi repleta de cultura no Jardim Botânico. O Jardim Cultural utilizou o espaço do Jardim Botânico para realizar a 10° edição do evento. 

O público pôde apreciar a exposição de fotos do artista Erick Schmitt e as telas de Celso Silva. O evento contou ainda com a apresentação teatral dos artistas João Lucas e Andressa Francelino, interpretando um casal caipira que envolveu o público com a história do café.

O encerramento do evento ficou por conta da apresentação musical de Déa Trancoso e participação de Manu Saggioro. O próximo Jardim Cultural está previsto para 03 de setembro no Bosque da Comunidade. Não percam!

Abaixo alguns momentos do evento.














quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Sábado tem Jardim Cultural no Jardim Botânico

O Jardim Cultural realizará sua 10° edição neste sábado, dia 13 de agosto, das 13h as 16h no Jardim Botânico Municipal de Bauru. O movimento artístico-cultural promove eventos nas áreas de literatura, música, artes plásticas, artes cênicas e artesanal, sendo atividades gratuitas e abertas ao público geral.

Nesta edição teremos apresentação musical, artística, exposição fotográfica e de telas. 



A apresentação músical “O vento varreu minha cabeça”, de Déa Trancoso com participação de Manu Saggioro é um passeio sobre os temas vida, alma e morte – alguns declamados e alguns cantados à capella onde são utilizadas rabequinhas artesanais, flauta uruá indígena na versão pvc e o shruti indiano. Para ouvir o som da cantora, acesse: www.deatrancoso.wix.com/deatrancoso.

A apresentação Artística: “Histórias de uma gota de café”, interpretada por João Lucas e Andressa Francelino. Um simpático casal Tião e Dulce que contam as histórias que existem por trás de um cafezinho. Relembrando fatos históricos de Bauru da Boca do Ser-tão!

A Exposição de Telas: “Natureza Viva” de Celso Silva . O pintor é um artista de múltiplos talentos, com longa atuação em diversas vertentes artísticas. Seu estilo contemporâneo, irrequieto e experimentalista, passeia entre o figurativismo e a abstração, com uma visão pessoal, carregada de sensibilidade, senso crítico e compromisso com a plasticidade e expressividade das formas e cores.

A exposição fotográfica "Scott não voltou ainda" de Eric Schmitt. No dia 1° de Novembro 1911, o Capitão R. F Scott e 4 companheiros iniciaram uma jornada rumo ao Polo Sul mas nenhum deles voltou. A cabana no Cabo Evans, de onde partiram foi abandonada até 1956 mas ficou muito bem preservada. As fotos apresentadas foram tiradas dentro dessa cabana em 2005 pelo fotografo Eric Schmitt durante sua missão na Antárctica.

Não perca esta tarde cultural no Jardim Botânico Municipal de Bauru

O Jardim Botânico está localizado na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, km 232, com acesso pela mesma entrada do Zoológico Municipal.
















sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Novo site do Jardim Botânico já está no ar

É com muita alegria que anunciamos nosso novo site, que está agora com uma nova cara!

O novo site do Jardim Botânico foi reformulado para possibilitar informações para os visitantes de uma forma mais completa e fácil. Além de informações gerais sobre o Jardim Botânico, o site conta com novidades como: divulgação das empresas Amigas da Natureza na página principal; história dos jardins botânicos; links para conhecer outros jardins do Brasil; material de apoio para professores; regulamento de uso do jardim para diversas atividades; instruções para realizar corretamente agendamentos de visitas e ensaios fotográficos, entre outras.
 
Não deixe conhecer nosso novo site. O endereço continua o mesmo: www.jardimbotanicobauru.com.br 

Antes de visitar o Jardim Botânico Municipal de Bauru entre no site. Vejam como ficou.

www.jardimbotanicobauru.com.br

O site foi desenvolvido pela SOMMA Agência de Comunicação (www.agenciasomma.com.br). Agradecemos a todos os funcionários da SOMMA que participaram deste projeto.

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...