sexta-feira, 24 de agosto de 2018

PALESTRA E VIVÊNCIA "Arquitetura Ecológica e Biologia da Construção: princípios da arquitetura saudável e biológica em projetos".


No dia 01/09 (sábado), às 9h será realizada a Palestra "Arquitetura Ecológica e Biologia da Construção: princípios da arquitetura saudável e biológica em projetos".


A palestra será ministrada pelo Arquiteto Welton Santos e abordará os aspectos históricos da arquitetura, do período neolítico à arquitetura ecológica contemporânea. Uso de monumentos pré-históricos e estruturas de rocha para o equilíbrio das frequências energéticas do solo (lithopuntura ou geopuntura). 

Também serão exploradas como as sociedades humanas se utilizavam da filosofia, por meio de critérios de observação e análise do ambiente para o desenvolvimento da Ciência “Terra viva”. A importância da busca pelo equilíbrio na paisagem, por meio da utilização agrícola, criação, construção, materiais adequados, que proporcione bem-estar biológico nos ocupantes e melhor interação com o padrão do meio ambiente.

Ao final da palestra será realizada uma vivência em grupos, pelo Jardim Botânico, sobre a influência dos elementos naturais presentes na paisagem na vida dos organismos. Será realizada também a entrega do projeto de Lithopuntura do Jardim Botânico de Bauru.

Público-alvo: Profissionais e estudantes de Engenharia e Arquitetura.
Vagas: 50 pessoas
Dia: 01 de Setembro de 2018
Horário: 9h às 12h
Local: Centro de Educação Ambiental Jardim Botânico de Bauru 
Inscrições: pelo site do Jardim Botânico www.jardimbotanicobauru.com.br
Taxa de inscrição: R$ 10,00 (a ser paga no dia e local do evento)


SOBRE O PALESTRANTE

Welton Santos é Arquiteto e Urbanista formado pela UNISANTOS. Tem especialização em Paisagem Urbana e Rural pela USP de São Paulo. Lecionou na Escola Tecnologia de Arquitetura Portugal (Arquitetura Primitiva). 

É consultor certificado Vastu Shatra (Nova Delhi); Agente Socioambiental Urbano (SP); Consultor de Geobiologia (SPN), Consultor Desempenho Patologia em Edifícios (USP), Perito no Tribunal Judiciário em Arquitetura (SP), Agenda 2030 e ODS (ONU).



SOBRE O TEMA

A construção e ocupação de espaços equilibrados com o meio que nos cerca é uma prática que data de 18.000 anos antes de Cristo, já realizada pelos Sumérios e Etruscos. Nossos ancestrais buscavam o equilíbrio com o ambiente como forma para combater moléstias, aumentar a fertilidade dos solos, melhoria da qualidade fertilidade nos rebanhos e plantações. Para criar espaço, qualidade de vida, conforto na moradia dos seres humanos, também é necessária a investigação e o entendimento biológico do ambiente local e entorno sem impacto no sistema ambiental. 

Na atualidade, a busca do equilíbrio nas habitações ou espaços para os seres humanos no meio ambiente biológico e saudável envolve diversas áreas do conhecimento, sendo mundialmente difundida e reconhecida como: Biologia da Construção (Alemanha), Geobiologia (Espanha, Inglaterra e França), Vastu Shastra (Índia); Arquitetura Ecológica (EUA, Canada e Suécia); e Arquitetura Verde (Itália e Suíça).

  Stonehenge na Inglaterra: monumento usado para marcar o tempo e as estações. A vida dos povos agrícolas está ligada ao ciclo das estações, e o homem pré-histórico precisava demarcar o tempo para saber quais eram as melhores épocas para colheita e semeadura. O monumento sagrado permitia estas medições.











Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...