Conta com uma coleção de mais de 1300 espécies arbóreas, e atrações como as trilhas interpretativas, que somadas chegam a 3 Km. A infra-estrutura inclui uma biblioteca, um pavilhão para eventos, uma área de apoio técnico, um viveiro de orquídeas e bromélias, coleções de plantas ornamentais, como as aráceas, Heliconias, samambaias, e palmeiras. Possui um banco de dados do acervo botânico informatizado, e que vem sendo continuamente ampliado.
Uma parceria com o Museu da Amazônia apresenta exposições temporárias em uma tenda com mais de 250 m2. Um planetário permite sessões sobre astronomia da Amazônia, além de palestras e exibições de vídeo. A equipe técnica organiza eventos e cursos ambientais voltados para a população e apoia programas de educação ambiental.
Nos últimos três anos, a formação de jovens profissionais vem sendo facilitada por meio de programas de iniciação cientifica do CNPq e da Fapeam, e em 2010, 34 estudantes universitários participaram de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Jardim Botânico. A gestão do Jardim Botânico é compartilhada entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia, a Prefeitura de Manaus, e o Museu da Amazônia.
Link do site: www.jardimbotanicodemanaus.org
Nas fotos: Trilha das araceas, programa de educação ambiental e pavilhão de eventos e tenda
Nenhum comentário:
Postar um comentário