quinta-feira, 16 de junho de 2016

A floração do cipó-de-são-joão marca o início das festas juninas e a aproximação do inverno


Pyrostegia venusta é uma trepadeira lenhosa nativa, presente em todas as regiões do Brasil. Conhecida popularmente como cipó-de-são-joão, pode ser facilmente visualizada nesta época do ano na beira das estradas, barrancos, cercas, troncos de árvores. O nome científico, Pyrostegia, é uma referência à coloração das suas pétalas, alaranjadas como o fogo; e venusta quer dizer graciosa, charmosa.


Começa a florescer em maio e vai até o mês de setembro, dependendo da região do país em que se encontra. Suas inflorescências compostas por inúmeras flores alaranjadas, como que flamejantes, muito vistosas, destacam-se em meio a vegetação.

Por conta do período em que ocorre a sua florada, o cipó-de-são-joão é uma planta tradicionalmente utilizada na decoração das festas juninas, como nas festividades de São João, principalmente nos mastros de santos. 


Esta tradição está se perdendo com o tempo. Atualmente são utilizados mais frequentemente as folhas de bambus e bandeirinhas na decoração das festas juninas. Cada vez menos pessoas relacionam a floração deste cipó com as festividades comemoradas nesta época do ano.

Quem vier ao Jardim Botânico Municipal de Bauru poderá observar a beleza e a vivacidade de suas flores em nosso Jardim Medicinal Sensorial, não perca!







Nenhum comentário:

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...