O Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira foi inaugurado oficialmente em 1978 e seu nome é uma homenagem a destacada professora e orquidófila goiana. É considerado uma das maiores áreas verdes do município de Goiânia, ocupando cerca de 100 hectares destinados originalmente, como reserva ambiental para preservação do manancial do Córrego Botafogo.
Situado na região sul da cidade, está dividido em três áreas distintas: Na Área I encontra-se a sede do Jardim Botânico; três lagos (sendo um deles reservado para coleção de plantas aquáticas); um anfiteatro ao ar livre; trilhas ecológicas; borboletário; uma extensa área gramada e um moderno centro de visitação e pesquisa.
A Área II é destinada à reserva biológica e possui a vegetação bem preservada. Nesta área funcionam o viveiro de mudas ornamentais e a sede do Programa Amigos do Meio
Ambiente, onde é desenvolvido um trabalho com menores carentes.
Na Área III existe um horto medicinal com cerca de sessenta espécies cultivadas. No local, a Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolve um trabalho educativo.
A cobertura vegetal remanescente do Jardim Botânico é composta por uma formação florestal do cerrado do tipo mata de galeria não inundável, constituindo uma
fitofisionomia de grande exuberância no domínio do bioma cerrado.
Para mais informações sobre o Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira, acesse os sites:
Ou pelos telefones:
(62)3524-3757 / (62)3524-3758