Você sabe qual a importância das árvores?
As árvores são vegetais de grande porte, essenciais para a vida no planeta. São os principais componentes formadores das florestas e responsáveis: pela boa qualidade do ar, por meio do sequestro de carbono da atmosfera; pela redução da temperatura do ambiente; por aumentar a umidade relativa do ar; por proporcionarem sombra; por servirem de abrigo para várias espécies de animais e plantas; por prevenirem a erosão; por diminuírem a poluição sonora; por fornecerem base para produtos farmacêuticos; entre outros benefícios. Por isso é tão importante conservar um ambiente arborizado.
Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Yale, juntamente com pesquisadores de várias partes do mundo, feito a pedido do PNUMA (Programa da Nações Unidas para o Meio Ambiente) estimou a quantidade de árvores existentes no planeta. Como resultado chegaram ao número de aproximadamente 3 trilhões de árvores, sendo o Brasil o terceiro país em população de árvores do mundo, atrás apenas da Rússia e do Canadá.
As árvores da Floresta Amazônica produzem tanta umidade que são responsáveis por grande parte das chuvas na região. Parte desta umidade chega ao estado de São Paulo trazendo chuvas. |
O Jardim Botânico de Bauru possui uma área de 321 hectares, das quais, 280 compreende uma vegetação de cerrado. Nesta vegetação estima-se que existam 4.858.560 árvores.
Vista da floresta conservada pelo Jardim Botânico Municipal de Bauru |
Por toda área de visitação do Jardim Botânico temos nossa coleção de árvores, denominada arboreto. Este é formado por espécies encontradas em nossa região e alguns exemplares exóticos. Neste ano iniciamos a seleção de espécies de árvores nativas da região de Bauru, ameaçadas de extinção, para enriquecer e aumentar a diversidade de espécies do nosso arboreto, cumprindo desta forma, nosso papel conservacionista.
Farinha-seca (direita) é uma das árvores que compõe o arboreto do Jardim Botânico Municipal de Bauru |
O Dia da Árvore é muito mais do que a realização do ato simbólico de plantar uma árvore. Deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras e que devemos reconhecer a importância destas formas de vida para a melhoria da qualidade ambiental de nossa cidade e dos ambientes naturais.
Confiram um vídeo em homenagem ao Dia da Árvore feito pelo Programa Ipê amarelo: http://www.mundoipeamarelo.eco.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário