sexta-feira, 15 de março de 2019

A IMPORTÂNCIA DOS JARDINS BOTÂNICOS

No mês de aniversário do Jardim Botânico Municipal de Bauru vamos refletir sobre a importância dos Jardins Botânicos.

Quando pensamos em Jardim Botânico logo vem à mente um local tranquilo, excelente para o descanso e lazer diferenciado em família ou com os amigos, próximo à natureza. Quem não gosta de sentar-se à sombra de uma árvore, contemplar o céu, sentir o aroma das plantas, sentir-se parte integrante do ambiente natural, não é mesmo? Os Jardins Botânicos têm tudo isso e muito mais! O que muita gente não sabe é que a missão destas instituições vai muito além da exibição de plantas e lazer.


Os Jardins Botânicos têm papel de destaque na conservação da biodiversidade e na sensibilização do público sobre o valor dos recursos vegetais, integrando técnicas de conservação in situ (aquela em que as espécies são protegidas em seu próprio ambiente) e ex situ (quando as espécies são cultivadas fora de seu ambiente natural, em coleções). As plantas que compõem tais coleções são identificadas por especialistas, catalogadas e acompanhadas por todo seu ciclo de vida. Cada uma tem seu valor!


A pesquisa e a ciência também fazem parte do cotidiano dos jardins: podem ser produzidos trabalhos das áreas mais variadas da botânica. Alguns jardins possuem também Herbários, que são salas aclimatadas onde são mantidas exsicatas (amostras de plantas prensadas e secas em estufa, identificadas e catalogadas).


Um Jardim Botânico pode ser dividido em vários setores: viveiros para abrigar as coleções de plantas, viveiro para produção de mudas, local para receber plantas e sementes advindas de coletas, laboratórios, salas para envase e tratos culturais das plantas, área de visitação, reserva ambiental.


Não podemos esquecer também que os Jardins Botânicos são importantíssimos no desenvolvimento de atividades e programas de Educação Ambiental, incentivando a conservação da biodiversidade.


Cada Jardim tem sua vocação, sua missão! A missão do Jardim Botânico Municipal de Bauru é: promover a manutenção do patrimônio genético da flora brasileira com ênfase na flora regional, através da conservação integrada entre as reservas naturais (conservação in situ), coleções de plantas (conservação ex situ), educação, pesquisa e produção de mudas.


Autora do texto:
Dra. Viviane Camila de Oliveira
Bióloga da Seção de Coleções Vegetais do Jardim Botânico Municipal de Bauru

3 comentários:

Unknown disse...

muito bom, parabéns

Guilherme Ferraz de Arruda disse...

Muito bom, informativo, parabpens

Unknown disse...

Muito obrigado e parabens.

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...