É com muita alegria que anunciamos a chegada da XIX Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru. INSCRIÇÕES NO SITE: https://www.even3.com.br/simab2018
A Semana Integrada do Meio Ambiente (SIMAB) faz parte do calendário de eventos da cidade e é realizada desde o ano 2000. Cada ano é escolhido uma temática relacionada ao meio ambiente onde são desenvolvidas atividades sobre o conteúdo, por meio de palestras, mesa-redonda, feira ambiental, apresentações culturais, atividades nas escolas, visitas monitoradas, e outras ações.
Em 2018, o tema da XIX SIMAB é “Cerrado: o coração verde de Bauru.”
Com o objetivo de promover discussões e possibilitar trocas de experiências entre instituições e a comunidade, sensibilizando o público sobre a importância da conservação do Bioma Cerrado. A XIX SIMAB acontecerá entre os dias 04 e 10 de junho, em diferentes locais da cidade, com uma programação ampla que contempla as instituições parceiras da SIMAB e atividades abertas para toda a população.
A XIX SIMAB é organizada pela Secretaria do Meio ambiente, e conta com a participação de mais de 30 instituições de Bauru e região, particulares e privadas, sendo elas: Prefeitura Municipal de Bauru, Jardim Botânico Municipal de Bauru, Parque Zoológico Municipal de Bauru, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, NAPEM, Secretaria de Bem Estar Social, DAE, Museu Ferroviário, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, Faculdade de Ciências da UNESP, Bio na Rua, Biofera, Biotours, Observatório “Lionel José Andriatto”, Laboratório de Ornitologia da UNESP, SENAC, UNIMED, Associação da Mulher (UNIMED/Bauru), APTA, Bru Image Point, Museu do Café de Piratininga, Lar Escola Santa Luzia para Cegos, Polícia Militar Ambiental, Seicho-no-ie, Boulevard Shopping, IPRESPA, Vidágua, Faculdade de Odontologia de Bauru/USP e USP Recicla.
Entre as atividades programadas teremos a Abertura Oficial no dia 05/06, que é o dia Mundial do Meio Ambiente, às 19h no Auditório do FOB-USP, com a presença de autoridades de Bauru e palestra “Serviços ecossistêmicos do cerrado”, ministrada pelo Prof. Adj. Osmar Cavassan (Faculdade de Ciências – UNESP – Bauru) e Feira Ambiental no dia 08/06 das 10h às 22h no Boulevard Shopping.
As atividades são gratuitas. Para participar da semana é necessário fazer inscrições das atividades no site https://www.even3.com.br/simab2018
Além das atividades abertas ao público, XIX SIMAB promoverá atividades para as instituições parceiras: escolas Municipais da Secretaria Municipal de Educação; Programa Agentes do Bem (Secretaria Municipal de Educação); alunos e usuários da Faculdade de Odontologia da USP; Projeto IPRESPA (Instituto Profissional de Reabilitação Social Primeiro de Agosto); e comunidade dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social.
Confira as atividades da XIX SIMAB abaixo
PROGRAMAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO
PROGRAMAÇÃO PARA OS CENTROS DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL
PROGRAMAÇÃO PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMAÇÃO PARA O PROGRAMA AGENTES DO BEM (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO)
PROGRAMAÇÃO PARA OS ALUNOS E USUÁRIO DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA - FOB-USP
Sobre o Cerrado
O Bioma Cerrado ocupa 23% do território nacional sendo predominante na região Centro Oeste do Brasil. Seu alcance também abrange a cidade de Bauru. No Estado de São Paulo, ocupava 14% do território, entretanto desde o final do século IX, a vegetação foi reduzida devido ao crescimento desordenado das cidades, da agricultura (cultura do café, cana de açúcar e soja) e da pecuária (desmatamento de áreas naturais para pastagens para o gado). Atualmente o Cerrado ocupa menos de 1% do território do Estado.
Esta redução de espaço pelo desmatamento e a fragmentação do cerrado gera diversas consequências negativas para as comunidades vegetais e animais que habitam os ecossistemas onde a vegetação ocorre, como extinção de espécies nativas, invasão de espécies exóticas, perdas de habitat, atropelamentos. Além de prejudicar os animais, as comunidades humanas que habitam áreas onde o cerrado ocorre ou ocorreu também são afetadas com surgimento de novas doenças, retorno de doenças até então controladas, invasão de animais silvestres em áreas urbanas, pragas agrícolas, pragas urbanas, falta d’água, piora da qualidade do ar devido às queimadas, piora da qualidade da água etc..
Assim a escolha do tema visa valorizar o cerradão de Bauru, importante vegetação que representa uma porção do Bioma Cerrado no Brasil.
A XIX SIMAB é uma realização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bauru (SEMMA) em conjunto com instituições parceiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário