segunda-feira, 1 de abril de 2024

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

 Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e apresenta momentos importantes do nosso Jardim Botânico ao longo de sua história. As fotos apresentadas fazem parte do acervo fotográfico da instituição.


O Jardim Botânico Municipal de Bauru foi criado em 4 de março de 1994, em terras que compreendiam o Parque Ecológico Tenri Cidade-Irmã. A partir de sua criação, o Jardim Botânico de Bauru tem se estruturado de maneira a contemplar sua missão institucional na conservação da flora regional. Estes 30 anos de trabalho resultaram em uma área de 40 mil m², onde oferecemos à população diversos espaços para visitação, educação, pesquisa e lazer. Conheça um pouco desta trajetória de conquistas nestas três décadas de existência.

A exposição é uma realização da Prefeitura Municipal de Bauru, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Jardim Botânico Municipal de Bauru, com apoio das Empresas Amigas da Natureza, e está disponível ao público no Centro de Visitação do Jardim Botânico, de terça a domingo, das 8h às 16h.
Endereço: Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 232, acesso pelo estacionamento do Zoológico Municipal.





Aniversário do Jardim Botânico

  No dia 03/03, nós tivemos o prazer de receber o Quarteto de Cordas "Fazendo Arte", em comemoração ao nosso Aniversário de 30 anos!


Esta foi mais uma ação comemorativa de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru.

Confiram as fotos registradas pelo fotógrafo @silvioserrano_photos e fiquem de olho em nossas redes sociais para mais novidades!





Lançamento do livro "O reencontro em Calathus"

No dia 24/02 aconteceu o lançamento do livro de ficção científica "O reencontro em Calathus", de autoria de Sílvio Serrano.

O livro, que marca sua estreia como escritor, se passa em um futuro remoto, no planeta Calathus, a mais nova colônia do planeta Terra. Na história colonos partem para construir uma nova história para a humanidade, enfrentando um planeta selvagem e inóspito.




Primeira Ação de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru!

 No dia 22/02 foi realizado um plantio de palmeira-jussara com funcionários da Prefeitura Municipal de Bauru.


Além de conhecer o Projeto de Conservação “De Volta Para Casa” os funcionários tiveram a oportunidade de fazer parte deste importante trabalho!

Foram plantadas 50 mudas de palmeira-jussara ao lado da nossa trilha ecológica.

Neste ano teremos muitas ações em comemoração ao nosso aniversário de 30 anos. Fiquem ligados em nossas redes sociais!





terça-feira, 30 de janeiro de 2024

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

 O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, contação de histórias, caça ao tesouro e muito mais!


Nos vemos novamente no Curso de Férias em Julho de 2024. Fiquem ligados em nossas redes sociais!




Encerramento da 15ª edição do Projeto "Um Canto no Botânico"

No dia 03/12 encerramos a 15ª edição do Projeto "Um Canto no Botânico" com uma linda apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru!


O show "Bach e Pixinguinha" foi sucesso de público e lotou a nossa Praça dos Bambus.

Seguem os registros feitos pela nossa equipe e pelo fotógrafo @silvioserrano_photos

Nos vemos novamente no ano que vem, com a 16ª edição do Projeto "Um Canto no Botânico"!




NOVA COLEÇÃO DE CERRADO

 No dia 25/11, a Prefeitura Municipal de Bauru, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Jardim Botânico Municipal de Bauru, inaugurou um novo espaço de conservação e visitação pública.


Abrangendo uma área de 3 mil m2, a COLEÇÃO DE CERRADO, representa um novo espaço de conservação de plantas do cerrado paulista. Ao todo, o acervo conta com 220 plantas, divididas em 25 espécies de árvores, 20 espécies arbustivas, 8 espécies de trepadeiras, 23 espécies herbáceas e 6 espécies de palmeiras. Destas, 2 espécies estão ameaçadas de extinção. Este novo espaço proporcionará, para o público, um novo contato com representantes desse rico bioma.

Este espaço será uma grande oportunidade de aprendizado para o Jardim Botânico de Bauru em relação ao cultivo e manutenção de espécies de cerrado, também servindo de apoio para pesquisa científica e educação ambiental para crianças, jovens e adultos.

A nova coleção traz uma novidade no campo da conservação, que é a criação de uma vereda artificial, onde são conservados exemplares vivos de espécies típicas de campos úmidos, como, por exemplo, a palmeira buriti.

Desta forma, o Jardim Botânico de Bauru amplia seu acervo de exemplares vivos, enriquecendo também com espécies ameaçadas de extinção, como: a Acrocomia hassleri, uma pequena palmeira típica do cerrado e a Anemopaegma arvense, a catuaba.

Este e todo acervo botânico das nossas coleções, reforça a atuação do Jardim Botânico na colaboração dos objetivos da Estratégia Global para a Conservação de Plantas (Programa da Convenção sobre Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas, que tem como objetivo reduzir o ritmo de extinção de plantas em todo o mundo).

A área da Coleção de Cerrado conta com 300m de caminhos, recantos, novas paisagens e muita informação a respeito deste importante Bioma brasileiro. A realização deste novo espaço é um sonho antigo do Jardim Botânico de Bauru, visto que o Cerrado é a nossa casa.

Descrição do vídeo: Fotos e filmagens aéreas de várias etapas da construção da coleção de cerrado.




📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...