Nas primeiras décadas do século XX, a necessidade de ampliar o abastecimento de água na cidade levou o município de Bauru a adquirir uma área de 1040 hectares de terra, cortada pelo córrego Vargem Limpa. A escolha desse local deu-se pela presença de vasta área de mata nativa que protegia as nascentes do manancial e por seu afastamento de zonas de possível contaminação, como: campos cultivados e criações de animais.
Com o rápido crescimento da cidade, em 1940, o abastecimento de água foi transferido do córrego Vargem Limpa para o Rio Batalha, pois o volume de água fornecido pelo Vargem Limpa (foto) tornou-se insuficiente para atender a população e o desenvolvimento da cidade.
Décadas mais tarde, o município aproveita essa área de vegetação natural para a criação de um Parque Ecológico, que nos anos 90 se transformaria no Jardim Botânico Municipal de Bauru.
A água, além de ser um recurso natural essencial na vida dos seres humanos, animais e vegetais, foi fundamental para a criação do Jardim Botânico Municipal de Bauru. Aproveite a data para pensar sobre a importância desse recurso no dia-a-dia do homem e os benefícios que ela traz para nossas vidas.
Para saber a história completa do JBMB acesse o site: www.jardimbotanicobauru.com.br
2 comentários:
Parabéns aos oranizadores do blog, uma bélissima iniciativa. Gostaria de saber se o Projeto um canto no botânico continuará neste ano 2011. Estivemos em 2010 em várias apresentações e gostamos muito! Esperamos que continue!!! Abraços fraternos Rosane!
O Blog está rico em informações sobre os nossos Jardins Botânicos do Brasil, desta maneira temos a oportunidade de conhecer todos eles através deste projeto!
Parabéns!!!
Silvia Carvalho (Bosque Rodrigues Alves - Belém - PA)
Postar um comentário