No mês de setembro de 2025, o Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB) passou a fazer parte da IPTC - Ilegal Plant Trade Coalition ou Coalizão de Combate ao Comércio Ilegal de Plantas, promovido pelo Botanic Gardens Conservation International (BGCI).
A IPTC é uma aliança global de Jardins Botânicos (organizada pelo BGCI) que, em conjunto com diversas instituições parceiras, tem o objetivo de promover ações combinadas para abordar, entender e mitigar os impactos negativos do comércio ilegal de plantas, que representa uma ameaça direta à conservação da biodiversidade vegetal.
Em abril de 2024, o BGCI promoveu uma campanha mundial de combate ao comércio ilegal de plantas. Compreendendo a importância deste tema, o JBMB promoveu, pela primeira vez, a criação de uma campanha educativa denominada COMÉRCIO ILEGAL NÃO É LEGAL: Todos contra o comércio ilegal de plantas. O objetivo é sensibilizar e orientar corretamente a comunidade, por meio de uma campanha educativa contínua, sobre a problemática do comércio ilegal. A ideia é que a campanha, por meio das ações dos parceiros, atinja o maior número possível de pessoas, engajando a comunidade para divulgar e conhecer as formas legalizadas de lidar com as plantas sem prejudicar a biodiversidade vegetal e sem colocar em risco espécies importantes, raras e ameaçadas.
Ao participar desta campanha, o JBMB assume papel de agente multiplicador local, fortalecendo a conscientização em escolas, empresas, comunidade e fomentando uma cultura de conservação e respeito à legislação ambiental.
A partir das diversas ações da campanha e sua repercussão positiva com a comunidade, sob orientação do BGCI, o Jardim Botânico Municipal de Bauru foi convidado a participar da Ilegal Plant Trade Coalition (IPTC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário