quarta-feira, 15 de maio de 2019

Jardim Botânico 25 anos: Jardim Botânico de Bauru cria sua Política de Coleções de Plantas Vivas



Nosso Jardim agora têm um importante instrumento para o desenvolvimento das suas coleções de plantas: a Política de Coleções de Plantas Vivas do Jardim Botânico Municipal de Bauru.

A Política de Coleções é um documento escrito que age como uma ferramenta prática para gerenciar as coleções de um jardim. Ela expressa os principais critérios, aponta para as metas e objetivos, indica a pessoa responsável pela implementação e tomada de decisões, lidando com todos os aspectos do gerenciamento das coleções de plantas.

Este é um instrumento particular de cada jardim, pois resulta das metas e propósitos de cada instituição. É de extrema importância por que auxilia no desenvolvimento estratégico das coleções de plantas vivas: eficiência, plano de trabalho, comunicação dos funcionários dentro da instituição, continuidade de propósitos, além de contribuir valiosamente com as relações públicas e levantamento de recursos financeiros.



A organização de uma coleção de plantas vivas, em um jardim botânico requer um protocolo que envolve diversas atividades, desde a coleta até a manutenção do espécime na coleção.

As coleções de plantas vivas do Jardim Botânico Municipal de Bauru contam atualmente com mais de 2500 plantas, divididas em categorias: arboreto, orquídeas, bromélias, samambaias, plantas aquáticas e plantas medicinais. Destas, 25 espécies são consideradas como ameaçadas de extinção, no total são 246 indivíduos.

Segue no link abaixo a Política de Coleções de Plantas Vivas do Jardim Botânico Municipal de Bauru para conhecimento de todos.


Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...