quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Devolvendo uma aranha caranguejeira ao seu ambiente natural

 Na última semana, nós encontramos esta caranguejeira (Acanthoscurria sp.) em nossa área de visitação. O animal foi retirado com muito cuidado do local onde se encontrava e, logo depois, foi devolvido ao seu ambiente natural, na mata.




As caranguejeiras são aranhas da família Theraphosidae e estão entre as maiores aranhas conhecidas, podendo chegar à 26cm.
Vivem em buracos no solo e troncos de árvores e são capazes de capturar animais maiores, como pequenos lagartos e até mesmo aves. Apesar do seu grande porte, não são aranhas perigosas para o ser humano.
Uma de suas defesas consiste em liberar pequenos pêlos de seu abdômen, que causam irritação e coceira nos predadores.
Só no bioma do Cerrado são encontradas em torno de 30 espécies de aranhas caranguejeiras. Estes animais são de grande importância científica pois são realizadas muitas pesquisas na produção de medicamentos à partir de sua peçonha (veneno), entre eles compostos antimicrobianos e antitumorais.

Descrição do vídeo: O vídeo mostra algumas fotos de uma aranha caranguejeira de diferentes ângulos. Ao final do vídeo é mostrado o guarda-parque Daniel soltando o animal na mata. Fim da descrição.

Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...