quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Será que as cigarras "cantam" até estourar?

 Muitos visitantes têm nos perguntado que som é esse que temos ouvido aqui no Jardim Botânico de Bauru nos últimos dias. Este som característico é produzido pelas cigarras (Hemiptera: Família Cicadidae).

Estes pequenos animais, dependendo da espécie, podem passar até 17 anos embaixo da terra em sua fase jovem, se alimentando da seiva das raízes de árvores. Quando chega a época de sua reprodução, elas saem da terra, ainda em sua forma jovem sem asas, sobem nos troncos das árvores e ali se fixam para terminar seu desenvolvimento. Assim começa o processo de ecdise (ou muda), quando a cigarra rompe seu exoesqueleto (sua "casca") e começa a produzir um novo, já na sua forma adulta com asas.
Mas entao, será verdade que elas "cantam" até estourar? NÃO, não é verdade!
As pessoas fazem esta associação pois ouvem os sons das cigarras e encontram seus exoesqueletos nas árvores, pensando então, que aquela cigarra dona do exoesqueleto morreu de tanto "cantar".




Descrição do vídeo: O vídeo mostra imagens das árvores da trilha do mirante vistas de baixo para cima. Ao longo do vídeo aparecem imagens de uma cigarra e da casca de uma cigarra. No final do vídeo há um trecho retirado do documentário Planet Earth da BBC Earth que mostras várias cigarras saindo da terra à noite, subindo nas árvores e saindo de sua casca, completando sua transformação. Fim da descrição.

Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...