segunda-feira, 10 de junho de 2024

🏆Jardim Botânico de Bauru recebe certificação internacional🏆

 No dia 05/06, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB) recebeu uma importante certificação internacional do Botanic Gardens Conservation International (BGCI), que credencia e reconhece internacionalmente o Jardim Botânico Municipal de Bauru.


Esta certificação valida o trabalho que o JBMB vem desenvolvendo e reconhece as suas conquistas na área de conservação de plantas.

De acordo com o BGCI, o JBMB superou todas as metas para se tornar um Jardim Botânico credenciado. O processo de certificação envolveu o fornecimento de dados sobre:

🌺desenvolvimento de atividades na área de pesquisa;
📖projetos e atividades em educação;
👥estratégias de engajamento com o público visitante;
📈direção estratégica e governança;
♻️ações de sustentabilidade;
👍preocupação com a ética;
🌿estratégias para o cultivo de plantas;
🤝compartilhamento de dados e parcerias com outros Jardins Botânicos.

A principal exigência, no entanto, foi ter como prioridade A CONSERVAÇÃO DE PLANTAS, o que foi comprovada por meio da existência e manutenção de suas coleções de plantas, reserva ambiental, banco de sementes, viveiro de mudas, herbário, fomento à pesquisa, execução de projetos de restauração ecológica, plantios, colaboração e compartilhamento de dados com outros jardins botânicos e instituições de pesquisa e uma série de políticas e protocolos de conduta.

Esse credenciamento faz com que o Jardim Botânico Municipal de Bauru agora faça parte de um rol de 100 jardins botânicos credenciados pelo BGCI no mundo. No Brasil, são apenas dois representantes.

O BGCI é uma organização que representa jardins botânicos em mais de 100 países ao redor do mundo e atende aos mais altos padrões de exigências. É uma instituição criada no Reino Unido em 1987 para mobilizar os jardins botânicos do mundo e envolver parceiros numa rede global para a conservação das plantas. Seu objetivo é apoiar e capacitar os seus membros a aplicar o conhecimento e experiência que possuem para garantir a diversidade vegetal e reverter a ameaça de extinção de plantas.









XXIV SIMAB

 No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi criada em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo.

No ano de 2000, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente implantou a Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru (SIMAB), com intenção de celebrar essa data, discutindo temas ambientais do município e do planeta.

Desde então, a SIMAB é realizada todos os anos e já faz parte do calendário de eventos da cidade. A cada ano é escolhida uma temática relacionada ao meio ambiente, onde são desenvolvidas atividades como palestras, mesa-redonda, feira ambiental, apresentações culturais, atividades nas escolas, visitas monitoradas, entre outras ações. Contamos com a parceria de instituições públicas, privadas e ONGs.

Confira alguns registros da participação do Jardim Botânico na SIMAB.













A segunda edição da “Caminhada Fotográfica” foi um grande sucesso! 📸🌸🐞

 No dia 25/05 nós tivemos o prazer de receber a bióloga e fotógrafa Cláudia Madella-Auricchio (@crmadellaauricchio) aqui no Jardim Botânico, para uma atividade muito especial.

O curso se iniciou com uma palestra enriquecedora sobre as flores e seus polinizadores, seguida por uma breve introdução a técnicas de fotografia.
Após a parte teórica, os participantes deram início à caminhada pelo Jardim Botânico, onde observaram e registraram momentos únicos de interação entre os insetos e as flores.

Seguem alguns registros da Caminhada Fotográfica.






Fiquem atentos às nossas redes sociais! Neste ano ainda teremos muitas novidades em eventos e cursos!

📸 NOVA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA NO JARDIM BOTÂNICO “VIVA TERRA, VIVA!”

A partir do mês de maio o Jardim Botânico Municipal de Bauru apresenta a nova exposição fotográfica “Viva Terra, Viva!” do Fotógrafo Luiz Fernando Furtado.


Sobre a Exposição

A exposição traz um pouco do olhar do fotógrafo sobre a exuberância viva presente na natureza. Traz o universo de beleza, de ricos detalhes que florescem em recortes entre a delicadeza das plantas e majestosos movimentos das aves, desde a simplicidade de intensa cor do pôr do sol ao encontro de preto e brancos profundos. De acordo com Luiz Furtado “Me sinto honrado e empolgado em expor um pouco das minhas imagens no apaixonante Jardim Botânico de Bauru. Convido o público a se envolver, se conectar e celebrar a natureza”.




Sobre o Fotógrafo

O interesse pela fotografia surgiu ainda bem jovem no tempo do filme fotográfico, quando os resultados dos cliques eram bem mais lentos. Desde então, sua paixão por capturar momentos, estudar e vivenciar o mundo da fotografia sempre esteve presente em sua trajetória profissional.

Ao longo dos anos, os estudos formais em comunicação e mestrado na Universidade de São Paulo, proporcionaram a oportunidade de iniciar uma jornada acadêmica universitária como docente, durante mais de 30 anos, ministrando disciplinas de fotografia, entre outras. Ao mesmo tempo, manteve uma trajetória na publicidade, que propiciou vivenciar aspectos técnicos diversos da fotografia, que a atividade do mercado publicitário exige.

Publicou o livro "ImagiNuário" e também atuou como um dos organizadores do livro “De Olho no Cerrado”. Atualmente dedica tempo em estudar e produzir fotografia Fine Art.

EXPOSIÇÃO “VIVA TERRA, VIVA!”

A exposição está disponível no Centro de Visitação do Jardim Botânico Municipal de Bauru, de terça a domingo, das 8h às 16h. Entrada Gratuita.

A Exposição “Viva Terra, Viva!” é uma realização da Prefeitura Municipal de Bauru, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bauru, Jardim Botânico Municipal de Bauru e tem o apoio das Empresas participantes do projeto Amigos da Natureza.

🌱A Oficina de Terrário foi um sucesso!🌿

 No dia 27/04 o Professor Roberto Marono ministrou o curso "Oficina de Terrário" no Jardim Botânico de Bauru.

Foi uma manhã de sábado muito agradável! Os alunos tiveram uma pequena aula teórica sobre os terrários e aprenderam a montar um, em potes de vidro. Todos os materiais necessários foram disponibilizados pelo Jardim Botânico e pelo professor. Cada aluno teve a liberdade de elaborar o seu terrário com as plantas e arranjos que acharam mais interessantes.
Agradecemos a todos os que compareceram!
Este curso foi uma realização do Jardim Botânico com apoio das Empresas Amigas da Natureza.
Fiquem atentos às nossas redes sociais, para mais divulgações de cursos e eventos!






Campanha Internacional de Combate ao Comércio Ilegal de Plantas

 O Jardim Botânico Municipal de Bauru é membro do Botanic Gardens Conservation International (BGCI) por meio da Aliança Brasileira de Jardins Botânicos.


O BGCI representa jardins botânicos em mais de 100 países e trabalha em escala global para implementar estratégias de conservação das plantas.

No mês de abril, o BGCI lançou a campanha “COMBATENDO O COMÉRCIO ILEGAL DE PLANTAS”.

O comércio ilegal é um dos principais fatores de extinção de espécies e introdução de espécies invasoras nos ambientes!

Atualmente mais espécies de plantas são extintas anualmente do que espécies animais.

Estamos trabalhando com o Botanic Gardens Conservation International (BGCI) para aumentar a sensibilização sobre o comércio ilegal de plantas. Vamos enfrentar esta ameaça!






#KnowWhatYouGrow #PlantDefence
#CONHECAOQUECULTIVA #DEFESADASPLANTAS

Projeto de Volta para a Casa no espaço Arvorar

 No dia 13/04 o Jardim Botânico de Bauru esteve presente no ESPAÇO ARVORAR (Agudos-SP) para implantar no local, em parceria com a DEXCO, o Projeto “DE VOLTA PARA A CASA”, por meio do plantio de espécies nativas da flora regional.


A cada ano, o Jardim Botânico de Bauru busca ampliar, por meio de parcerias, este importante projeto de conservação da flora. Esta parceria com a DEXCO permite a expansão do Projeto de Volta para a Casa abrindo cada vez mais possibilidades de reflorestamento de áreas com espécies nativas, coletadas e produzidas pelo Jardim Botânico.

Estiveram presentes no dia do plantio a Secretária do Meio Ambiente de Bauru Gislaine Magrini, as equipes de colaboradores da DEXCO e do Jardim Botânico Municipal de Bauru, além de participantes da comunidade local.

O Espaço Arvorar é um projeto que propõe uma abordagem criativa sobre a história da madeira. É um espaço cultural e educativo que oferece uma interatividade entre o visitante e os objetos expostos.

O Projeto de Volta para a Casa é uma inciativa do Jardim Botânico Municipal de Bauru e busca a coleta de sementes, produção de mudas e plantio em projetos de restauração florestal de espécies nativas da flora regional.






🌿 Jardim Botânico Municipal de Bauru recebe Moção de Aplausos 👏

No dia 12 de abril, o Jardim Botânico Municipal de Bauru foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Bauru, por iniciativa do vereador Fabiano Mariano.

Agradecemos ao vereador, à Câmara, pelo reconhecimento e homenagem, à nossa equipe de funcionários, por todo o trabalho e esforço, e ao nosso público, que também faz parte destes 30 anos de história!





📷EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA - FLORA BRASILIENSIS📷

 No mês de Abril, o Jardim Botânico de Bauru reapresentou a exposição "Flora Brasiliensis", organizada em celebração ao mês da Botânica. O dia da Botânica foi comemorado no dia 17 de Abril, data que homenageia o nascimento do naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius.








"Flora Brasiliensis" é considerada a maior obra finalizada na história da Botânica. Sendo utilizada até hoje como referência nos estudos da área.

A obra contém 40 volumes com 20,7 mil páginas com ilustrações e descrições de mais de 22 mil espécies vegetais.

Sobre a exposição
A Flora brasiliensis foi produzida entre 1840 e 1906 pelos autores Carl Friedrich Philipp von Martius, Johann Baptist von Spix, August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban, com a participação de 65 especialistas de vários países.

A obra completa possui milhares de ilustrações científicas de paisagens e plantas do Brasil, que foram produzidas por naturalistas alemães durante uma expedição científica de três anos, percorrendo quase todo o Brasil para registrar a natureza. Esse é o mais
completo e abrangente levantamento da flora nacional. Sua importância pode ser medida pelo reconhecimento histórico e internacional.


🏆Jardim Botânico de Bauru recebe certificação internacional🏆

  No dia 05/06, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB) recebeu uma importante certificação internacional ...