quinta-feira, 10 de março de 2016

O “abre e fecha” das nossas Ninféias

A família Nymphaeceae, a qual pertence as Ninféias, é composta por plantas aquáticas, muito ornamentais em função de suas grandes e belas flores. São mais de 70 espécies pertencentes a esta família, distribuídas pelo mundo!

São plantas aquáticas que se enraízam no fundo dos lagos e rios de águas calmas, emitindo folhas geralmente circulares e flores vistosas, que chegam a superfície da água.

Suas flores são um espetáculo a parte: grandes, isoladas e de coloração variada (brancas, azuis, vermelhas e amarelas, em diferentes tonalidades de acordo com a espécie).

Uma curiosidade é que elas abrem e fecham suas flores diariamente e em diferentes horários do dia: algumas são noturnas (suas flores abrem ao entardecer e fecham no dia seguinte por volta das 10 horas da manhã) e outras são diurnas (abrindo seus botões nas horas mais quentes do dia). Cada flor dura 1 a 4 dias, sempre com esse “abrir e fechar”.

Muito perfumadas, as espécies noturnas geralmente são polinizadas por besouros e as diurnas por uma variedade de outros insetos, como abelhas e moscas.

Extremamente ornamentais, já foram motivo de inspiração para o pintor impressionista Claude Monet (1840-1926), que fez uma série com cerca de 250 pinturas a óleo retratando seu jardim em Giverny.





The water lily pond: green harmony, de Claude Monet, 1899

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...