segunda-feira, 28 de março de 2011

"Conhecendo os Jardins Botânicos brasileiros": Jardim Botânico do Instituto Agronômico de Campinas – IAC (SP), um Jardim Botânico agrícola

Em uma área de 720 hectares, dividida em Mata Atlântica, Cerrado, várzeas, cursos d’água e represas, fica a sede do único Jardim Botânico da cidade de Campinas, na antiga Fazenda Sta. Elisa do IAC, fundado em 1998.

Dentre suas principais atividades de pesquisa científica estão: O intercâmbio e a quarentena vegetal , a educação ambiental, o pré-melhoramento, a conservação de germoplasma de plantas econômicas exóticas e nativas e a preservação de áreas com vegetação nativa.

Em sua coleção possui recursos genéticos de mais de 5.100 espécies de plantas, com aproximadamente 41.000 acessos. Seu sistema de curadorias conta com 40 Bancos Ativos de Germoplasma de plantas agrícolas, além de coleções científicas como: Herbários IAC e IACM, Coleção Entomológica, Micoteca, Coleções de Rhizobium e afins.

Possui um site onde apresenta suas informações: http://www.iac.sp.gov.br/UniPesquisa/JNB/JNB/JBN.asp

Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...