terça-feira, 31 de maio de 2011

Jardim Botânico de Bauru: uma grande oportunidade na realização de pesquisas. Conheça mais uma pesquisa que vem sendo realizada no JBMB.

Abelhas do Grupo Euglossini

A Professora Dra. Fátima Knoll, do Departamento de Biologia da UNESP/Bauru, está desenvolvendo juntamente com alguns de seus alunos, uma pesquisa que procura determinar a qualidade e o grau de preservação da mata nativa do Jardim Botânico Municipal de Bauru e da área de reserva legal da UNESP/Bauru, através da ocorrência de abelhas do grupo Euglossini (fotos). Essas abelhas pertencem a um grupo especial de polinizadores, considerados possíveis bioindicadores da qualidade do habitat em que estão inseridos. A área do Jardim Botânico foi escolhida, por estar localizada no perímetro urbano do município de Bauru e por ter um grande fragmento de vegetação nativa preservado. Essa pesquisa além de resultados imediatos, poderá servir no futuro, como parâmetro para determinar se a área permaneceu com a mesma qualidade ou se sofreu interferência devido às atividades antrópicas, como: crescimento da cidade, mudanças climáticas e outras atividades humanas desenvolvidas no seu entorno.













Nenhum comentário:

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...