sábado, 26 de novembro de 2011

Pesquisa de doutorado no Jardim Botânico

A pesquisadora Fúlvia Eloá Maricato, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP de Bauru, trouxe, no dia 29 de setembro, ao Jardim Botânico os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas como parte de seu projeto de doutorado.

O projeto intitulado “A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a Epistemologia da Biologia e a formação de professores e pesquisadores”, orientado pela Profª Drª Ana Maria de Andrade Caldeira, tem como objeto de pesquisa o estudo do conceito de interação ecológica. Uma parte da pesquisa visa (re)construir o conceito de interação biológica junto aos participantes do Grupo de Pesquisas em Epistemologia da Biologia (GPEB), tendo esse conceito como estruturante do pensamento biológico. Outra parte dessa pesquisa é desenvolvida com os acadêmicos do primeiro e último ano do Curso de Ciências Biológicas – integral – Unesp/Bauru, cujo objetivo é analisar como eles concebem o conceito de interação ecológica.

Para tanto, a pesquisadora apresentou aos alunos o ambiente natural da trilha ecológica do Jardim Botânico Municipal de Bauru e solicitou que descrevessem exemplos das interações ecológicas observadas. Em seguida foram ao Centro de Educação Ambiental do JBMB, no qual a pesquisadora apresentou imagens interações ecológicas e solicitou aos alunos que respondessem questões sobre o conceito observado.

As atividades de pesquisa foram coordenadas pela pesquisadora Fúlvia e pelo mestrando Job Antônio Ribeiro Garcia, alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência.


Confira o vídeo em que Fúlvia fala de sua pesquisa:



Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...