quinta-feira, 6 de março de 2014

Jardim Botânico comemora 20 anos



Março é o mês de aniversário do Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB)! No dia 4 nosso Jardim Botânico completou 20 anos de história. São duas décadas de muitos trabalhos voltados à conservação das plantas,  à proteção de nossa vegetação nativa, à educação e ao lazer para a população.

Na verdade tudo isso começou bem antes do Jardim Botânico existir, com os primeiros desbravadores do sertão paulista, no final do século XIX, que procuravam, no interior do estado de São Paulo, matas frondosas em terrenos férteis para estabelecerem fazendas e vilarejos. Onde hoje é o JBMB foi estabelecida a grande Fazenda Vargem Limpa, que pertencia a Felicíssimo Antônio Pereira.

Em 1918 a Câmara Municipal de Bauru adquiriu parte da fazenda com a finalidade de captar água do córrego Vargem Limpa para o abastecimento da cidade de Bauru.




Em 1982, com o advento do movimento conservacionista, houve a criação do Parque Ecológico Municipal, que mais tarde, no ano de 1988, chamaria-se Parque Ecológico Tenri Cidade Irmã. Nesta época iniciou-se a adequação da área para a visitação pública.

 Uma das primeiras estruturas do Parque Ecológico


Desde a criação do parque ecológico, o poder público e a comunidade científica de Bauru já reconheciam o local como importante para a proteção da biodiversidade regional. Foi então que, no dia 4 de março de 1994, através da lei municipal nº 3684/94, foi criado o Jardim Botânico Municipal da cidade de Bauru. Sua criação está vinculada à proteção deste importante remanescente de vegetação nativa, sendo uma área prioritária para a conservação do cerrado, no estado de São Paulo. Desde então, o JBMB, está vinculado à rede Brasileira de Jardins Botânicos. 

Vista da entrada da trilha e vegetação nativa ao fundo


A conservação não está somente ligada à proteção da vegetação nativa, mas também às coleções de plantas vivas, como orquídeas, samambaias, plantas medicinais, plantas aquáticas, árvores, arbustos e palmeiras. De 1994 a 2014 sua área tem sido ampliada e adequada para a as atividades de conservação e para servir à população.


Para comemorar esta data tão especial, promoveremos, durante todo ano de 2014 eventos em homenagem ao aniversário do JBMB, além de inauguração de novos espaços e coleções de plantas.

Para começar, teremos a exposição de painéis sobre a história do Jardim Botânico e suas conquistas ao longo desses 20 anos. Os painéis estarão expostos no Centro de Educação Ambiental.

Venham conferir, fiquem atentos e aguardem mais novidades que vem por ai.


Feliz Aniversário Jardim Botânico Municipal de Bauru!


Nenhum comentário:

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...