sexta-feira, 27 de março de 2015

Dia Mundial da Água


No dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água, líquido fundamental para a manutenção da vida. Dentro desse contexto, lembramos que na área do Jardim Botânico encontramos o córrego Vargem Limpa, que já teve grande importância para a cidade de Bauru.

Água: sem ela somos todos miseráveis
No início do século XX, as águas do córrego serviram para o abastecimento do município, sendo considerada uma fonte de água potável segura e abundante, livre de qualquer contaminação. Sua nascente se encontra na área da reserva da UNESP, e ao longo do percurso o córrego recebe contribuições de várias minas e afluentes, e finalmente deságua no Rio Bauru. 

A captação de água do Vargem Limpa ocorreu até a década de 40, quando o Rio Batalha passou a ter essa finalidade, e hoje abastece 40% da cidade.

Estação de captação de água no córrego Vargem Limpa
Diante de todas as crises de abastecimento público que temos enfrentado nos últimos anos, achamos importante fazer esta postagem para lembrar da importância histórica deste córrego que faz parte da história de nosso Jardim Botânico.

Córrego Vargem Limpa
Tomemos consciência com o que estamos fazendo com nossos mananciais e a água do planeta, pois se trata de um bem finito. 






Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...