quarta-feira, 18 de maio de 2016

Realização do VI Curso de formação continuada no Jardim Botânico Municipal de Bauru

A ideia da criação de um curso de formação continuada para professores surgiu da necessidade de aproximar professores e gestores de escolas do universo do Jardim Botânico, de modo que as visitas ao local ocorram de forma contextualizada e dentro de conteúdo do currículo escolar.

Em 2012 foi criado o curso: “Minha Aula no Jardim Botânico – Um espaço de ensino e aprendizagem”, uma iniciativa do JBMB em parceria com o Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais (DPPPE) da Secretaria Municipal de Educação (SME). Este curso têm sido oferecido semestralmente para profissionais da educação e desde sua criação, já recebeu 50 educadores entre professores, coordenadores e diretores de escolas.

Neste semestre o curso, que chega em sua VI edição, foi oferecido para professores do ensino infantil, fundamental, diretores e coordenadores. As atividades foram divididas em aulas expositivas, visita técnica ao Jardim Botânico, oficina temática e elaboração de uma projeto.

Abaixo alguns momentos das atividades:


Aulas expositivas sobre a história dos Jardins Botânicos 
e do Jardim Botânico Municipal de Bauru




Visita técnica ao Jardim Botânico Municipal de Bauru








Oficinas temáticas sobre Botânica













Elaboração de um projeto de visita ao Jardim Botânico




A riqueza de atividades proporciona aos professores auxílio para elaboração do projeto. Alguns professores retornam no semestre seguinte com seus alunos e aplicam o projeto que foi elaborado durante o curso.

Este curso está disponível para professores e gestores das redes municipal, estadual e particular.

Para profissionais da rede municipal a inscrição é realizada por meio da Secretaria Municipal de Educação. Para educadores das redes estatual e particular, a inscrição deve ser realizada com a Equipe de Educação Ambiental, do Jardim Botânico Municipal de Bauru.

Os cursos, em geral, ocorrem nos meses de abril e outubro. Para saber sobre as datas de realização é necessário consultar o caderno de cursos de formação continuada, emitidos semestralmente pela Secretaria Municipal de Educação ou entrar em contato com a Equipe de Educação Ambiental do Jardim Botânico pelo e-mail jbbauru@best.com.br ou pelo telefone 3281-3358.

Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...