quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Plantas do Jardim Botânico: Vochysia tucanorum, o pau-de-tucano


Foto: Gustavo H. Shimizu
Em pleno período de floração, é possível ver a distância o colorido do pau-de-tucano que pinta de amarelo vivo as matas da nossa região. Suas flores amarelas reunidas em inflorescências eretas que apontam para o céu são um espetáculo nesta época do ano.

      
Fotos: Gustavo H. Shimizu

Popularmente chamado de pau-de-tucano ou cinzeiro, Vochysia tucanorum, é uma espécie nativa do Brasil, ocorrendo no Cerrado e Mata Atlântica. Pode atingir até 12 metros de altura. Extremamente ornamental quando em flor, possui um longo período de floração que vai de novembro a abril.

O nome da espécie, tucanorum, é uma alusão a presença frequente de tucanos que visitam estas árvores para consumir seus frutos.

Foto: Gustavo H. Shimizu

Está espécie está presente no logotipo do Jardim Botânico de Bauru, projetado pelo designer Milton Nakata no ano 2000. A escolha deu-se pela sua grande beleza e com intuito de valorizar esta espécie nativa da nossa região.

                       Foto Gustavo H. Shimizu

Nenhum comentário:

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...