quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Você sabe o que são samambaias arborescentes?

Dicksonia sellowiana
Samambaias arborescentes (fetos arborescentes) ou Samambaia Açu, são samambaias que podem atingir até 20 metros de altura, assemelhando-se a árvores. Com caules fibrosos e espessos, que lembram troncos, são capazes de elevar suas folhas muito acima do nível do solo.

Ocorrem em regiões subtropicais e tropicais do mundo. No Brasil ocorrem principalmente na Mata Atlântica. A maior parte destas samambaias arborescentes pertencem às famílias Cyatheaceae e Dicksoniaceae.

Reproduzem-se por meio de esporos formados na face inferior de suas folhas.

Devido à extração desenfreada para fins paisagísticos e produção de vasos (xaxim), bem como pela destruição de seus ambientes naturais, muitas espécies estão ameaçadas de extinção, como a Dicksonia sellowiana, cuja extração está proibida em todo Brasil. O Jardim Botânico Municipal de Bauru possui vários indivíduos desta espécie, que o visitante pode conferir em nossa coleção de Pteridófitas.



 Cyathea atrovirens



Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...