sexta-feira, 15 de junho de 2018

Jardim Botânico marca presença na XIX SIMAB

A XIX SIMAB (Semana Integrada do Meio Ambiente), aconteceu de 4 a 10 de junho de 2018, e contou com a participação do Jardim Botânico na organização e realização de atividades.

Desde 2016, a Equipe de Educação Ambiental do Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB) colabora com a organização da SIMAB em parceria com o Zoológico Municipal de Bauru e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bauru (SEMMA), oferecendo ao público do município e da região, diversas atividades relacionadas ao tema da Semana.

O tema deste ano foi: "Cerrado: coração verde de Bauru", dentro do qual foram oferecidos diversas atividades como palestras, oficinas, rodas de conversa e muito mais. 

Além de atuar na Comissão Organizadora da XIX SIMAB, a Equipe de Educação Ambiental do Jardim Botânico ofereceu as seguintes atividades para o público durante a Semana:

Divulgação da Campanha Educativa: Eu Curto Sagui, Ele Lá, Eu Aqui.

A Equipe de Educação do Jardim Botânico  aproveitou o tema da SIMAB para divulgar a campanha educativa de orientação sobre a problemática em oferecer alimentos aos saguis.

Esta divulgação ocorreu por meio de um Bate Papo na Floresta, realizado no Instituto Profissional de Reabilitação Social Primeiro de Agosto (IPRESPA), oferecida para alunos de escolas municipais e crianças do Projeto Alegria.  

Bate Papo na Floresta apresentou a campanha dos saguis para as crianças.
Outra forma de divulgação da Campanha foi por meio da palestra para o Programa Agentes do Bem, que tem como objetivo orientar e estimular a equipe escolar quanto às ações preventivas de controle da Dengue. O curso faz parte da Formação Continuada da Secretaria da Educação. Desta forma, os funcionários também foram instruídos sobre a campanha educacional dos saguis para assim atuarem como agentes multiplicadores. 

Equipe Agentes do Bem durante a XIX SIMAB.
Para finalizar a apresentação da campanha dos saguis durante a XIX SIMAB a Equipe de Educação do Jardim Botânico preparou um stand na Feira Ambiental, realizada no dia 08 de junho no shopping Boulevard. Foi apresentado um jogo da memória com imagens que representavam situações positivas e negativas a respeito da alimentação dos saguis e os possíveis danos causados à saúde destes animais quando alimentados por seres humanos. O jogo fez muito sucesso principalmente para o público infantil.



Palestra: Biodiversidade do Cerrado como fonte de plantas medicinais

A Palestra foi realizada no Centro de Educação Ambiental do Jardim Botânico e contou com a presença do Doutorando Luiz Leonardo Saldanha, especializado em Fitoquímica, que abordou a importância da conservação do cerrado, fonte de plantas medicinais para a produção de medicamentos. 






Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...