quarta-feira, 24 de abril de 2019

JARDIM BOTÂNICO 25 ANOS: Programa de Educação Ambiental comemora 25 anos de atividades

Como parte das postagens sobre os 25 anos do Jardim Botânico, falaremos sobre uma das atividades mais tradicionais que realizamos: o Programa de Educação Ambiental.


Histórico das atividades educativas do Jardim Botânico
Apesar do Programa de Educação Ambiental ter começado em 1994, as atividades educativas já eram realizadas em 1993, um ano antes da criação do Jardim Botânico, no antigo Parque Ecológico Municipal Tenri Cidade-Irmã. Nesta época eram organizadas visitas guiadas pelas áreas naturais do Parque Ecológico visando mostrar as belezas da área e sua importância ambiental.



Visitas em 1993 acompanhadas pelo Biólogo Marcelo Pinheiro

Em 1994 é criado um projeto piloto de um Programa de Educação Ambiental cujo objetivo foi proporcionar o contato com as áreas naturais e as plantas para que a comunidade perceba a fragilidade dos ambientes naturais e seus elementos mantidos pelo Jardim Botânico. 
Em maio de 1995 foi iniciado o Projeto de Educação Ambiental “Jardim Botânico de Bauru: A Comunidade na sua Conservação”. A atividade envolveu oito escolas dos bairros do entorno do Jardim Botânico, com aproximadamente 4.000 alunos. O objetivo foi apresentar à comunidade os problemas da convivência desarmônica com as áreas naturais protegidas. A atividade envolveu visitas dos técnicos do Jardim Botânico às escolas e visita dos alunos ao Jardim Botânico.



Visitas educativas ao Jardim Botânico. Área de visitação e trilha ecológica

Com o passar do tempo e aceitação por parte da população, o projeto recebeu o nome de “Programa de Educação Ambiental do Jardim Botânico Municipal de Bauru”, sendo então aberto à toda comunidade Bauruense e outras cidades.
O Programa passou a apoiar e participar dos eventos ambientais organizados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), como a Semana Integrada do Meio Ambiente (SIMAB).



Participação do JB na Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru
Com o tempo as atividades educativas foram ampliadas e foram organizados dois grandes projetos educacionais que tiveram influência no fortalecimento da equipe de educação e no fortalecimento da relação do Jardim Botânico com o público visitante. Foram eles: “O Jardim Botânico vai à Escola” e “Pteridophyta: Educação e Conservação - uma proposta do Jardim Botânico Municipal de Bauru”.
Ambos os projetos receberam apoio da Rede Brasileira de Jardins Botânico e no caso do projeto “Pteridophyta: Educação e Conservação”, fomos contemplados com um prêmio internacional do Programa "Investing in Nature" com a ajuda internacional do Botanic Garden Conservation International e patrocinadores. 




Projeto Pteridophyta e Jardim Botânico vai à escola

          O Programa de Educação ambiental adotou, em 2013, uma corrente pedagógica norteada pela Pedagogia Histórico Crítica de Dermeval Saviani, as mesma adotada pela Secretaria Municipal de Educação.
            Atualmente o Programa de Educação atende um público bem amplo, que varia desde crianças, a adultos, das mais variadas faixas etárias e níveis de ensino (do infantil ao superior). O Programa possibilita a aquisição de conhecimentos fundamentais para uma mudança de postura das pessoas e sua relação com seu ambiente, além de atuar como instrumento de ensino para educadores e demais profissionais com interesses afins, subsidiando a educação formal e suprindo as necessidades de contato e interação das crianças, jovens e adultos com os ambientes naturais. Desta forma, aproximando a comunidade do universo da Botânica e proteção dos ambientes naturais.
            Pesquisas na área de Educação também são produzidas pelos educadores, gerando conhecimento nas áreas de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Ensino de Botânica.

           Em 2011 o Jardim Botânico passou a contar com um Centro de Educação Ambiental, com auditório, sala de oficinas, e uma biblioteca. Desta forma foi possível ampliar as formas de abordagem dentro da área de educação.



          Além do atendimento de grupos monitorados, o Programa de Educação também passou a organizar cursos para a comunidade como: curso de férias para crianças; formação continuada para professores; compostagem; fotografia, artesanatos, entre outros.




Atualmente o Jardim Botânico conta com um Centro de Visitação (inaugurado em 2016) que veio para somar com atividades e interatividade com o público visitante.  



Desde 1994 o Programa de Educação Ambiental já recebeu mais de 150 mil pessoas, orientando alunos e professores sobre a importância da manutenção de áreas como a nossa para a conservação das plantas e melhoria da qualidade ambiental de nossa cidade. 

Autor do texto
Me. Vinícius Sementili Cardoso
Chefe da Seção de Programação Educacional
Jardim Botânico Municipal de Bauru



Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...