terça-feira, 2 de abril de 2019

Jardim Botânico apresenta nova exposição em comemoração ao Dia Nacional da Botânica


A nova exposição do Jardim Botânico Municipal de Bauru foi organizada em celebração ao dia Botânica, comemorado em 17 de abril, data do nascimento do naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius.

"Arbores Ante Christum Natum Enatae, in silva juxta fluvium Amazonum"As árvores que nasceram antes de Cristo na floresta às margens do Rio Amazonas -
Carl Friedrich Philipp von Martius - c. 1841 -
litografia a duas cores (preto e sépia) sobre papel

A exposição “Flora Brasiliensis” convida você a conhecer a maior obra finalizada na história da Botânica. A Flora brasiliensis é utilizada até hoje como referência histórica no estudo da Botânica no mundo. A obra completa possui milhares de ilustrações científicas de paisagens, plantas e animais do Brasil, que foram produzidas por naturalistas alemães durante uma expedição de três anos (1817-1820) pelos rios brasileiros.


Esta obra foi patrocinada pelos imperadores da Áustria, do Brasil e pelo rei da Bavária sendo elaborada na Alemanha entre 1840 e 1906, pelos naturalistas Carl Friedrich Philipp von Martius, Johann Baptist von Spix, August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban, com a participação de 65 especialistas de vários países. 

Selecionamos algumas ilustrações de paisagens e plantas para que o público possa ter conhecimento de uma parte, mesmo que pequena, desta grandiosa obra.


Prancha com ilustração de uma ninféia. Este tipo de material é utilizado
até hoje na identificação de espécies no Brasil.

A nova exposição estará disponível a partir deste sábado 06/04, no Centro de Visitação do Jardim Botânico Municipal de Bauru, das 8h às 16h. Entrada gratuita.

O Jardim Botânico se localiza na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 232, entrada pelo estacionamento do Zoológico Municipal.

A obra completa está disponível para consulta online no site: http://florabrasiliensis.cria.org.br 
O trabalho de digitalização e disponibilização da obra Flora Brasiliensis foi realizado pelo Missouri Botanical Garden (EUA), FAPESP e Instituto de Biologia da UNICAMP.


Carl Friedrich Philipp von Martius

Foi um naturalista alemão que chegou ao Brasil em 1817 fazendo parte da comitiva da arquiduquesa austríaca Leopoldina, que viajava para o Brasil para casar-se com Dom Pedro I. Recebeu da Academia de Ciências da Baviera o encargo de pesquisar as províncias mais importantes do Brasil e formar coleções botânicas, zoológicas e mineralógicas. Foi um dos principais editores e organizadores da Flora Brasiliensis, sendo responsável também por diversas ilustrações presentes nesta exposição.




A obra Flora Brasiliensis: números que impressionam

Foi o maior projeto de descrição e documentação de Flora finalizado na história da Botânica.  A obra impressiona até hoje pela sua escala monumental, o tamanho físico dos volumes e acima de tudo, pela qualidade e beleza das suas ilustrações. A expedição científica, para a organização da obra, percorreu 10.000 km, durante um período de três anos, e explorou as principais formações vegetais do Brasil entre 1817 e 1820. Vejam os números referentes a este trabalho:

  • Contém ilustrações de 22.767 espécies, a maioria de angiospermas (plantas com flores) brasileiras;
  • São 15 volumes, divididos em 40 partes, com um total de 10.367 páginas;
  • 19.629 espécies são nativas do Brasil e 5.689 foram descritas como novas espécies descobertas;
  • 3.811 pranchas que ilustram 6.246 espécies.
  • 59 pranchas ilustram paisagens e tipos de vegetação, a maioria acompanhada por uma descrição minuciosa do próprio Martius.
Até hoje a Flora brasiliensis é utilizada como base de estudos da flora do Brasil e da América do Sul.  



Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...