sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Sábado tem nova exposição no Jardim Botânico: Árvores, galhos e outros ramos


Neste sábado (05/10), no Centro de Visitação do Jardim Botânico, apresentamos a nova exposição “Árvores, Galhos e Outros Ramos”.

A Exposição é fruto de um Projeto de Artes Integradas, de mesmo nome, unindo poesia, teatro e artes visuais. Ao longo do projeto foram realizadas oficinas de Criação, Declamação e Performance, na qual foram produzidas poesias e pinturas acerca da grandeza orgânica e simbólica das árvores, cuja existência nos permite a vida.




As oficinas foram realizadas no Jardim Botânico Municipal de Bauru, Bosque da Comunidade e Projeto Caná. A realização do projeto e organização da exposição foram executadas por André Marques e Grace Donati.


Sobre o Projeto “Árvores, Galhos e Outros Ramos”

“Árvores, galhos e outros ramos”, de autoria de Grace Donati e André Marques, é um projeto de Artes Integradas que se assentou na livre interlocução entre a poesia, o teatro e a performance, as artes visuais, e a pesquisa aplicada. O Projeto “Árvores...” é a expressão de amor pela natureza e pela vida de cada árvore.

Ao longo de um ano foram produzidas 83 obras, cultivadas na linguagem das Artes Visuais, e 42 poesias, dedicadas a lançar luz a cada minúsculo ramo, pedaço de raiz, cerne, flor e fruto. Foram realizadas cerca de 30 oficinas de Criação, Declamação e Performance, destinadas a grupos específicos, incluindo crianças com autismo, e abertas a toda a comunidade. E como o amor foi regra tácita e compartilhada em equipe, uma xiloteca particular teve suas 120 amostras de espécies de árvores, provenientes de cinco continentes, organizadas, catalogadas e apresentadas ao público. As obras que brotaram deste processo criativo provocam múltiplas interpretações, com grande fluidez entre cores, estilos, formas e linguagens, acerca da grandeza orgânica e simbólica das árvores, cuja existência nos permite a vida. O encontro com cada trabalho atinge a todos ora com asperezas críticas, despertando memórias das nossas afrontas contra a natureza e ora com doces levezas, colocando-nos à sombra de copas frondosas.

Uma das oficinas foi realizada na Praça dos Bambus do Jardim Botânico Municipal de Bauru e recebeu o nome de “Colorindo o Botânico”.





A exposição “Árvores, Galhos e Outros Ramos” estará disponível nos meses de outubro e novembro no Centro de Visitação do Jardim Botânico Municipal de Bauru, todos os dias, das 8h às 16h. Entrada Gratuita.

O livro do projeto, com todas as poesias, bastidores e reproduções de algumas das obras está disponível para download gratuito em: https://www.canal6livraria.com.br/pd-6ca1a5-arvores-galhos-e-outros-ramos.html



Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...