segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Jardim Botânico encerra as comemorações dos 25 anos com chave de ouro

Este final de semana foi muito especial para o Jardim Botânico. Encerramos o ano de 2019 e as comemorações dos nossos 25 anos com grande estilo.



Para começar, no sábado (30/11) tivemos uma manhã movimentada com um evento que reuniu amigos e parceiros em uma grande festa de comemoração. Já no domingo (01/12) tivemos o encerramento da temporada 2019 do projeto “Um Canto no Botânico”

Nova exposição fotográfica

O sábado começou com a inauguração da nova exposição fotográfica “Jardim Botânico 25 anos”, baseada no livro de mesmo nome. A exposição foi realizada pelos fotógrafos do grupo BRU IMAGE POINT: Celso Mellani; Denise Joaquim; Edward Albiero; Nilton Scudeller; Olicio Pelosi; Silvio Serrano; e Telles Nunes. Foram selecionadas fotos do livro que registram momentos, paisagens, belezas, diversidade e a importância deste espaço para a cidade de Bauru. As fotos refletem também os 25 anos de muito trabalho voltado à conservação. A exposição está disponível no Centro de Visitação do Jardim Botânico, todos os dias, das 8h às 16h e ocorre até fevereiro de 2020.





Entrega do livro comemorativo “Jardim Botânico: 25 anos”

A manhã movimentada continuou com a entrega do livro fotográfico “Jardim Botânico 25 anos”, uma edição comemorativa pelos 25 anos da instituição. A ideia de um livro fotográfico é um sonho antigo para o Jardim Botânico. Sonho este realizado neste ano, graças à parceria com o grupo BRU IMAGE POINT, Canal 6 Editora e Empresas do Projeto Amigos da Natureza.




















Entrega dos certificados Amigos da Natureza e Floresta Solidária

Como é de tradição no final do ano entregamos os certificados para as empresas participantes do projeto Amigos da Natureza e do projeto Floresta Solidária.
O projeto “Amigos da Natureza” foi criado no ano de 2008 com a intenção de somar recursos, por meio de parcerias com pessoas físicas ou jurídicas, para auxiliar na manutenção do Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB), nos projetos que desenvolve, nas produções culturais, na educação ambiental e, principalmente, na conservação da vegetação nativa e das coleções vivas. O projeto hoje conta com 31 parceiros.










O projeto “Floresta Solidária” foi criado em 2018 e tem como objetivo formar parcerias com propriedades particulares que possuem remanescentes florestais, com o intuito de que estas áreas forneçam acesso ao Jardim Botânico para pesquisa, coletas de sementes e demarcação de árvores matrizes, enriquecendo assim nossa produção de mudas para conservação. O projeto atualmente conta com as parcerias: Reserva da Duratex (Agudos), Fazenda São João (Museu do Café de Piratininga) e Reserva Ecológica Amadeu Botelho (Jaú).



Inauguração do mirante

Finalizamos esta maravilhosa manhã com a inauguração e entrega de um novo espaço, o mirante do Jardim Botânico. O mirante consiste em uma estrutura de metal e madeira tratada, proveniente de reflorestamento e está localizado em um ponto estratégico onde é possível observar a reserva do Jardim Botânico e da UNESP. Foi construída uma nova trilha de acesso que também traz novidades como, por exemplo uma coleção de abelhas sem ferrão (meliponário) e novas placas interpretativas. O mirante está aberto à visitação todos os dias das 8h às 16h. É importante ressaltar que a estrutura tem uma capacidade máxima de 25 pessoas. Grupos com mais de 15 pessoas devem fazer agendamento para visitar o Jardim Botânico e o mirante.















Fim de semana de comemorações termina com o encerramento da temporada 2019 do projeto Um Canto no Botânico 

No domingo (01/12) encerramos o ano de comemorações com a última apresentação do projeto Um Canto no Botânico. Quem fez as honras foi o grupo Voar formado pelos músicos: Odair Felício (violão); Lemão (cavaquinho); Roberta (voz); Roberto (voz); Robson (percussão); Gordo (pandeiro); e Daniel Pola (saxofone e flauta transversal).
O show “Meus Caros Amigos” trouxe música de qualidade em uma homenagem a grandes músicos da MPB.

Confiram alguns momentos.










                                            


Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...