sexta-feira, 11 de setembro de 2020

11 de setembro - DIA DO CERRADO

 O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. Ocorre nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além de fragmentos encontrados no Amapá, Roraima e Amazonas. Na área ocupada pelo Cerrado encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), rendendo a este bioma o apelido de "berço das águas".

Considerado como um hotspot mundial de biodiversidade, ou seja, local que apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e se encontra em perigo, o Cerrado abriga 11.627 espécies de plantas nativas e mais de 2.500 espécies entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.
Muitas destas espécies correm risco de extinção. Estima-se que 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorram em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies de animais que ocorrem no Cerrado estão ameaçadas de extinção. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Apesar do reconhecimento de sua importância biológica, de todos os hotspots mundiais, o Cerrado é o que possui a menor porcentagem de áreas sobre proteção integral, apresentando apenas 8,21% de seu território legalmente protegido por unidades de conservação.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente
O Jardim Botânico Municipal de Bauru protege 280 hectares de Cerrado, uma das maiores áreas protegidas deste bioma no Estado de São Paulo. Este espaço está inserido em uma Unidade de Proteção Integral , o Refúgio da Vida Silvestre (RVS) Aimorés. O Cerrado é nosso patrimônio e devemos lutar para protegê-lo, portanto locais como o Jardim Botânico são de enorme importância na conservação de sua flora e, consequentemente, de sua fauna.


                              


Descrição da imagem: Fotos de espécies vegetais e animais do Cerrado, como a onça parda, o lobo-guará, o ipê amarelo e o cipó-de-são-joão, entre outros. Fim da descrição.

Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...