segunda-feira, 21 de setembro de 2020

21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE

 Hoje, dia 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore.

Você sabe qual a importância das árvores?





As árvores são vegetais de grande porte, essenciais para a vida no planeta. São os principais componentes formadores das florestas e responsáveis por muitos benefícios dos quais nós e outros seres vivos podemos desfrutar. Alguns exemplos destes benefícios são a boa qualidade do ar, por meio do sequestro de carbono da atmosfera, a redução da temperatura do ambiente, o aumento da umidade relativa do ar, o fornecimento de sombra, a garantia de abrigo para várias espécies de animais e plantas, a prevenção da erosão, a diminuição da poluição sonora e o fornecimento de compostos para produtos farmacêuticos.

Hoje, infelizmente, não há muito o que se comemorar, diante da devastação que estamos presenciando diariamente, seja pelo desmatamento ou pelos incêndios recentes. Portanto, esperamos que o dia de hoje nos traga um pouco de reflexão sobre a urgente necessidade de preservar as árvores e as florestas. O Dia da Árvore é muito mais do que a realização do ato simbólico de plantar uma árvore. Deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras e que devemos reconhecer a grande importância destes seres vivos para a melhoria da qualidade de vida de nossa cidade e do mundo.

As árvores da foto pertencem à espécie Vochysia tucanorum, espécie símbolo do Jardim Botânico Municipal de Bauru, conhecida popularmente como pau-de-tucano. Esta árvore floresce no verão e seu nome popular vem da semelhança do formato de suas pequenas flores amarelas com os bicos de tucanos.

Descrição da imagem: Árvores da espécie Vochysia tucanorum com muitas inflorescências amarelas em meio a outras plantas e com o céu azul ao fundo. Fim da descrição.

Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...