terça-feira, 14 de maio de 2013

Pesquisa com sucupira-preta no Jardim Botânico


Nosso Jardim Botânico é um local muito importante para o desenvolvimento de pesquisas científicas nas diversas áreas do conhecimento. Com o intuito de divulgar estes trabalhos, valorizando o potencial da instituição para a produção do conhecimento científico, nosso blog tem apresentado as pesquisas realizadas no Jardim Botânico.

Desta vez apresentamos a pesquisa dos biólogos Jonas Costa Rangel e Helton Rodelli Dangio, formado na Universidade do Sagrado Coração (USC) em 2012. O trabalho de conclusão de curso intitulado: “Germinação de sucupira-preta (Bowdichia virgilioides)” foi realizado no Laboratório de Horticultura do Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB).

O trabalho consistiu em testar diversas técnicas de germinação, em sucupira-preta, para investigar quais os métodos mais eficientes para superar a dormência presente nas sementes, visando o conhecimento de produção de espécies nativas do cerrado.  De acordo com o biólogo, na literatura existem poucas publicações sobre germinação destas espécies, portanto para estratégias de recuperação de áreas degradadas é importante o conhecimento do comportamento das plantas visando a produção de mudas do cerrado.

As sementes foram submetidas a três testes diferentes de germinação que consistiram em: choque térmico, escarificação química e escarificação mecânica. Todas as sementes foram acondicionadas em estufa e após a germinação verificou-se que as sementes submetidas a choque térmico apresentaram um melhor resultado na germinação.

A sucupira-preta é uma planta que esta na lista de espécies ameaçadas do estado de São Paulo. Os viveiros que produzem mudas nativas não produzem a sucupira-preta devido às dificuldades de germinação, portanto este trabalho pode contribuir com a adequação de técnicas de germinação para serem utilizadas em espécies de cerrado.

É muito importante que pesquisadores realizem estudos em nossa área, pois assim são revelados dados que permitem um melhor conhecimento da fauna e a flora de nossa região e por meio destas informações podem ser estabelecidas estratégias de conservação da biodiversidade regional.

Biólogo Jonas Costa Rangel

Nenhum comentário:

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...