sexta-feira, 13 de junho de 2014

Preparação da nova coleção de plantas do Jardim Botânico

Como parte das comemorações dos 20 anos do Jardim Botânico, estamos preparando a mais nova coleção de plantas a ser inaugurada no final deste ano: a coleção de Bromélias. No momento, estamos em fase de plantio, identificação das espécies e construção das bancadas que receberão os vasos.

As bromélias são plantas que ocorrem somente nas Américas, com exceção de um gênero que ocorre apenas na África. Muitas podem armazenar água no seu interior, cujo papel ecofisiológico é de grande importância,  com a criação de um micro ambiente onde habitam animais diversos animais, desde formigas, sapos, aracnídeos, serpentes, dentre outros. O Brasil detém elevado número de representantes (40% das espécies conhecidas de bromélias), especialmente na região sudeste.

O objetivo da nova coleção é a conservação das espécies da flora regional e de outras regiões, além de trazer conhecimento e informações sobre esse grupo de plantas para o público.

A coleção fará parte do roteiro didático do Programa de Educação Ambiental, na qual as escolas terão acesso à beleza e às informações sobre este grupo de plantas.

Aguardem a inauguração no final deste ano. Confiram algumas fotos da organização da coleção pela equipe do JBMB:

Preparação do material para documentação e identificação no herbário. 

Interior da coleção

Manutenção das plantas



       









Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...