sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Bromélia: venha conhecer nossa "gigante" florida


Vriesea gigantea é um dos exemplares da nossa coleção de bromélias, que está em pleno florescimento. Seu nome deve-se ao fato de que quando floresce, pode chegar a dois metros e meio de altura. É uma planta exuberante e com alto potencial ornamental.


A planta chegou ao Jardim Botânico no ano de 2013, resgatada de uma área de Mata Atlântica suprimida pelas obras de duplicação da Rodovia Tamoios, em Caraguatatuba.

Assim como as demais bromélias, a Vriesea gigantea floresce apenas uma vez e morre depois de frutificar, deixando brotos laterais. Seu hábito pode ser terrestre (ocorrendo sobre o solo) ou epífito (ocorrendo sobre outras espécies de árvores). 

A espécie está distribuída desde o estado de Alagoas até o Rio Grande do Sul, onde encontra-se na lista de espécies da flora ameaçadas de extinção.  Na natureza costuma servir de abrigo e fonte de água para muitas espécies de invertebrados e vertebrados. Suas flores amareladas se abrem ao entardecer e murcham na manhã seguinte. Então, venha logo ao Jardim Botânico para não perder essa “gigante” em seu esplendor.


               



Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...