sexta-feira, 1 de julho de 2016

Jardim Botânico sedia palestra sobre criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural

Nesta quinta-feira, 30 de junho, ocorreu no Centro de Educação Ambiental do Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB) a palestra "Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN): Ações de Apoio e Incentivo para a Conservação em Terras Privadas".




A palestra foi ministrada por Oswaldo José Bruno, coordenador do Programa RPPN Paulistas da Fundação Florestas e por Antônio Carlos Botelho Müller Carioba, Presidente da Federação das Reservas Ecológicas do Estado de São Paulo (FREPESP) e proprietário da RPPN Amadeu Botelho, na cidade de Jaú.

Luiz Henrique (Gestor da Estação Ecológica Sebastião Aleixo, Bauru-SP), Oswaldo José Bruno (Coordenador do Programa RPPN Paulista), Luiz Carlos de Almeida Neto (Diretor do Jardim Botânico Municipal de Bauru e Antônio Carlos Botelho (Presidente da FREPESP)

O objetivo foi capacitar os técnicos da área ambiental da Prefeitura de Bauru, profissionais da iniciativa privada e de outras instituições públicas, esclarecendo sobre o processo de criação de uma RPPN e o funcionamento do Programa sobre Pagamentos de Serviços Ambientais (PSA). Por meio da palestra foi possível conhecer também o trabalho da Fundação Florestal e da FREPESP no processo de criação e apoio às RPPN.

Desta forma os técnicos da área ambiental podem orientar e estimular proprietários de áreas rurais e urbanas a criarem RPPN em suas propriedades e assim conservarem remanescentes de vegetações nativas.

A atividade ocorreu devido à parceria entre a Prefeitura Municipal de Bauru (representada pela SEMMA, JBMB e SAGRA), Fundação Florestal e FREPESP

Este evento foi um dos primeiros frutos decorrente do Fórum de Discussão do Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e do Cerrado do município de Bauru, que ocorreu no mês de abril de 2016. 

Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...