quinta-feira, 7 de julho de 2016

Plantas do Jardim Botânico Municipal de Bauru: Billbergia pyramidalis (Sims) Lindl.

Este mês tivemos a felicidade de ver florescer várias destas bromélias, chamadas popularmente de tocha-flamejante (Billbergia pyramidalis  (Sims) Lindl.). Elas chegaram ao nosso Jardim em 2014, como doação, resgatadas de áreas de Mata Atlântica que foram suprimidas pelas obras de duplicação da rodovia Tamoios, no município de Caraguatatuba/SP. 
É uma espécie muito ornamental pelo colorido de suas brácteas e inúmeras flores rosas a avermelhadas, com ápice azulado. Ocorre em vários estados brasileiros, na Mata Atlântica e Amazônia, mas também em Cuba, Guiana Francesa, Venezuela e Antilhas.

Recentemente saiu da lista de plantas ameaçadas do estado de São Paulo, mas ainda aparece como uma espécie de interesse para pesquisa e conservação no Livro Vermelho da Flora do Brasil, pela deficiência de dados a seu respeito.


O Brasil é um dos maiores centros de diversidade das bromélias, especialmente a região sudeste, onde vivem nas mais diferentes formações florestais. Estima-se que 40% das espécies de bromélias ocorram no Brasil.


Quando vier ao Jardim Botânico não deixe de conhecer as beleza das bromélias e de várias outras plantas.

Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...