quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Há 10 anos o Jardim Botânico de Bauru recebia o prêmio "Investindo na natureza - Brasil"

No ano de 2006, o Jardim Botânico de Bauru foi contemplado com o prêmio para Projetos Educacionais – Modelos nos Jardins Botânicos Brasileiros Investing in nature - Brazil “Educação para Conservação de Espécies Nativas”, por meio de uma parceria internacional do HSBC, BGCI (Botanic Gardens Conservation International), Earthwatch e WWF (Worldwide Fund for Nature) e da parceria nacional da Rede Brasileira de Jardins Botânicos e do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O Jardim Botânico concorreu com o Projeto Pteridophyta: Educação e Conservação  - uma Proposta do Jardim Botânico Municipal de Bauru, e entre vários projetos propostos por outros jardins botânicos, o nosso foi um dos trabalhos contemplados.

Por meio do prêmio recebido, foi construído o recinto que abriga a coleção das samambaias e  o laboratório de horticultura. Também foi realizado um trabalho educativo nas escolas do entorno e posteriormente os alunos vieram ao Jardim Botânico conhecer a nova coleção. No total o projeto contribuiu com a vinda de 3 mil crianças até o jardim.

Atualmente a coleção de samambaias é formada por 57 espécies de plantas, sendo no total 216 indivíduos de Bauru e de outras regiões, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

Este prêmio foi um marco para o Jardim Botânico de Bauru, pois divulgou nosso trabalho de conservação para o Brasil inteiro. Marcou o início da ampliação da área de visitação pública com novos prédios que hoje abrigam as coleções de orquídeas e bromélias, que seguiram o mesmo  modelo arquitetônico.

A criação da nova coleção permitiu também a ampliação das atividades educativas e novas possibilidades para a conservação deste grupo de plantas.

Quando visitar o Jardim Botânico, não deixe de conhecer essa bela coleção.

Abaixo fotos históricas da execução do projeto e da nova coleção.


Construção do Recinto das Pteridófitas


         
Vista do lado de fora e interior da coleção de Pteridófitas


Visita do projeto Pteridófitas nas escolas





Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...