sexta-feira, 21 de abril de 2017

17 de abril: Dia Nacional da Botânica

No dia 17 de abril foi comemorado o Dia Nacional da Botânica. A data foi instituída pelo Decreto de Lei nº 1.147, de 24 de maio de 1994, em homenagem às comemorações dos 200 anos do nascimento do naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius.



Martius (1794-1868), foi um importante naturalista do século XIX, responsável pelo primeiro estudo da vegetação brasileira. Chegou ao Brasil em 1817 fazendo parte da comitiva da grã-duquesa austríaca Leopoldina, que viajava para o Brasil para e casar-se com Dom Pedro I.

No Brasil realizou uma expedição de três anos e coletou milhares de espécies da flora brasileira, as quais posteriormente foram catalogadas e descritas na Obra Flora brasiliensis, produzida na Alemanha entre 1840 e 1906, pelos editores Carl Friedrich Philipp von Martius, August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban.

August Wilhelm Eichler (esquerda) e Ignatz Urban (direita) em 
conjunto com Martius foram responsáveis pela obra Flora Brasiliensis

A expedição de Martius, em conjunto com a obra Flora brasiliensis, é considerada o maior projeto de flora completado da história da botânica. Vejam algumas informações sobre o trabalho:
  • 3 anos de expedição
  • 66 anos de trabalho pelas matas do Brasil
  • 65 naturalistas e cientistas envolvidos
  • 10.000 km percorridos por rios do Brasil
  • 20.000 amostras botânicas coletadas
  • 6.500 espécies de plantas catalogadas
Ilustração realizada durante a expedição de Martius no Paraná

A expedição percorreu rios do Brasil e explorou todas as grandes regiões
fitogeográficas, que hoje são representadas pelos Biomas Brasileiros
Em 2006 a obra foi disponibilizada online para que a comunidade científica a utilize como um importante instrumento de trabalho e também para que a comunidade escolar e público leigo tenham acesso a esta importante obra da história da botânica no Brasil.

FLORA BRASILIENSIS: Para conhecer, acesse: http://florabrasiliensis.cria.org.br/index

O Jardim Botânico Municipal de Bauru parabeniza todos os botânicos e botânicas do Brasil, com muito trabalho, produzem o conhecimento em botânica para um melhor entendimento de nossa flora. Esse entendimento permite à sociedade a formação de valores éticos e uma postura voltada à a proteção das espécies vegetais e de seus ambientes.  


Nenhum comentário:

XXIV Curso de Férias "Minhas Férias no Jardim Botânico" - Janeiro 2024

  O nosso Curso de Férias foi um grande sucesso mais uma vez! Foram 4 dias de muita diversão e aprendizado para a criançada, com gincanas, c...