quinta-feira, 18 de maio de 2017

Jardim Botânico realizou o VIII Curso de Formação Continuada para Professores

No dia 10/05 o Jardim Botânico concluiu mais um ciclo do Curso de Formação Continuada para Professores. Neste semestre, o curso foi denominado “Conhecer para ensinar: o Jardim Botânico como espaço de ensino e aprendizagem”.


O curso ocorreu nos meses de abril e maio e contou com a participação de 15 profissionais do Sistema Municipal de Ensino (professoras, diretoras e coordenadoras). Durante os seis encontros foram trabalhadas diversas oficinas temáticas envolvendo os espaços do Jardim Botânico. Os professores aprenderam sobre a história dos Jardins Botânicos e do Jardim Botânico de Bauru; estudaram sobre as diversidades de cores nas plantas, suas origens e funções; exploraram os pequenos seres vivos que habitam as folhas da floresta; e conheceram o Jardim Medicinal Sensorial acompanhados por monitores deficientes visuais.

Ao final do curso elaboraram um projeto de visita ao Jardim Botânico, de acordo com a faixa etária de seus alunos, que abordasse um conteúdo do currículo escolar.

Agradecemos à Secretaria Municipal de Educação (SME) e ao Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais (DPPPE) pelo apoio durante todo o curso.

Os cursos de Formação Continuada no Jardim Botânico

Os cursos para professores, no Jardim Botânico, ocorrem todos os semestres e são oferecidos para professores do Sistema Municipal de Ensino. Os cursos no Jardim Botânico fornecem conhecimento para que os professores organizem visitas direcionadas e contextualizadas, de acordo com o nível de ensino dos alunos e o conteúdo curricular trabalhado nas diversas áreas do conhecimento.

Para inscrição é necessário acessar o catálogo de Cursos de Formação Continuada emitidos semestralmente pela SME.

Vejam alguns momentos do curso.

Explorando os segredos de um tronco em decomposição
A vitória-régia vista por baixo

Turma da manhã
 
As árvores podem mostrar a linha do tempo

Turma da tarde

Visita à coleção de pteridófitas

Aula de estudos: as cores das plantas
 
Monitora Mariele (Lar Escola Santa Luzia é cega e esta realizando uma descrição facial
 por meio do tato

Que segredos estão escondidos em uma folha?

Experimentos requerem trabalho em equipe
  
Visita ao Jardim Sensorial Medicinal




Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...