sexta-feira, 11 de maio de 2018

Jardim Botânico participa do Programa Municipal de Educação Ambiental

Neste primeiro semestre de 2018 iniciaram as ações do Programa Municipal de Educação Ambiental (PMEA). O Programa tem sido elaborado desde 2015, com a participação da Equipe de Educação Ambiental do Jardim Botânico Municipal de Bauru em todo o processo.

Ações do PMEA

O Programa permitiu a construção de um roteiro de visitação de acordo com um eixo norteador “Terra: a dinâmica de um supersistema voltada para a manutenção do equilíbrio e da vida”. 

Seguindo este eixo e os preceitos da Pedagogia Histórico Crítica, as escolas farão uma visitação direcionada (respeitando a ordem de visitação) aos seguintes espaços não formais: 1) Observatório Astronômico da UNESP; 2) Museu do Café de Piratininga; 3) Museu Ferroviário de Bauru; 4) Jardim Botânico Municipal de Bauru; 5) Zoológico Municipal de Bauru; e 5) Centro Ambiental DAE - Rio Batalha. Este roteiro será oferecido às escolas Municipais e aos alunos do Ensino Fundamental.


Neste ano de 2018 as ações do PMEA foram inciadas com um curso para as Coordenadoras das Escolas Municipais. Este curso visa apresentar o PMEA, suas possibilidades e seu roteiro de visitação. As educadoras fizeram o mesmo roteiro que será apresentado aos alunos. A ideia deste projeto piloto é, por meio das sugestões das participantes, melhorar o Programa que terá início em 2019.

Visita ao Observatório Astronômico da UNESP

Visita ao Museu do Café de Piratininga
 
 Visita ao Museu Ferroviário de Bauru

A construção do PMEA

O Programa foi resultado de um trabalho coletivo desenvolvido pelos membros da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEA), assessora do Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Bauru (COMDEMA). 

Foram organizadas diversas reuniões, desde 2015, para estruturação e definição de estratégias de ação. O trabalho envolveu a compilação de dados das diversas instituições que praticam Educação Ambiental em Bauru e a elaboração de um documento descritivo do PMEA. O Jardim Botânico, como membro da CTEA, participou, por meio de sua Equipe de Educação Ambiental, da construção e execução do Plano. 

O PMEA para Bauru foi produzido de modo a seguir os preceitos da Pedagogia Histórico Crítica, assumida pela Secretaria Municipal de Educação como filosofia que orienta as ações educativas na Escola Básica.  

Objetivos do PMEA 

O PMEA tem como objetivo fornecer um roteiro de visitação em espaços não formais de ensino para as Escolas do Sistema Municipal de Ensino. As visitações abordarão o conhecimento dos aspectos sociais do município, sua história, suas potencialidades e permitir que as ações a serem desenvolvidas possam despertar nos educandos o sentido de pertencimento ao local e reflexões críticas sobre a realidade na qual estão inseridos, de modo que compreendam seu papel e também percebam a responsabilidade que lhes cabe para lutar por uma melhor qualidade de vida para todos. 

Parceiros do PMEA

O PMEA é uma iniciativa da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEA), assessora do Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Bauru (COMDEMA). Foi elaborado por meio da Coordenação da Profa Dra. Jandira Talamoni (UNESP de Bauru) e das parcerias entre os educadores do Jardim Botânico Municipal de Bauru, Zoológico Municipal de Bauru, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bauru, Centro Ambiental Rio Batalha, Museu Ferroviário de Bauru, Museu do Café de Piratininga.


Nenhum comentário:

📸Nova exposição fotográfica “30 ANOS DE JARDIM BOTÂNICO”

  Esta exposição, realizada em homenagem ao aniversário de 30 anos do Jardim Botânico Municipal de Bauru, marca mais uma ação comemorativa e...